Programa de Palestras sobre Esgotamento Sanitário

Conscientizar a população sobre a importância do tratamento de esgoto sanitário é fundamental para desenvolver e criar melhorias na manutenção da qualidade de vida, e do meio ambiente. Pois o meio ambiente conservado significa que a saúde da população também estará.

Jaraguá do Sul é um município que se destaca em relação ao Sistema de Tratamento de Esgoto Sanitário, contudo percebeu-se a importância de informar a população do que vêm sendo feito no município neste quesito através de um programa de educação ambiental específico para o tema Esgotamento Sanitário.

Deste modo, há necessidade de que a comunidade perceba que o despejo correto de seus resíduos ajuda na conservação e preservação da natureza. Para que esta visão seja abrangida pela comunidade propõem-se palestras nas escolas que vise à conscientização do uso correto e cuidados com esgoto tratado.Devido ao PROEVA já atender as turmas de 4° ano/ 3° série e ter como um dos temas o esgotamento sanitário, decidiu-se por desenvolver palestras de conscientização para as turmas de 9° ano / 8° série abordando os temas: Uso correto do sistema de esgoto sanitário; Problemas relacionados à falta de tratamento de esgoto sanitário; Despejo incorreto de lixo nos rios e as enchentes e desastres naturais; Bioindicadores; Etapas do tratamento de esgoto sanitário.

Com grande relação com o PROEVA, as palestras de Esgotamento Sanitário também visam proporcionar aos alunos a valorização da água, pois todo esgoto tratado ameniza os impactos causados nos rios, lagos e oceanos.


 

Programa de Educação e Valorização da Água

 

  • Proeva foi idealizado pelo SAMAE e desenvolvido pelo SAMAE, Fujama e Secretaria Municipal de Educação e Cultura em 2005.
  • Hoje o programa é coordenado pelo SAMAE e pela Secretaria Municipal de Educação.
  • Onde: Escolas da rede municipal de ensino. Estudantes do 4º ano (aproximadamente 600 alunos por semestre).
  • Objetivo: Conscientizar as crianças, de forma interativa e dinâmica, quanto ao uso adequado e à conservação da água. Hoje também é feita a conscientização com relação ao esgotamento sanitário.

 

 

 

Como: Cada unidade de ensino abrigará 13 encontros durante o semestre. Com os temas: importância da água; ciclo da água; infiltração da água; mata ciliar; ecossistema (ênfase em rios); bioindicadores; doenças transmitidas na água; prevenção do desperdício; esgoto sanitário e reaproveitamento da água. As aulas são ministradas por 4 estagiários do curso de Ciências Biológicas do Instituto Educacional Jangada. No final do programa as crianças fazem a visita ao SAMAE para vivenciar parte do que lhes foi apresentado em sala de aula, bem como participam da formatura em que recebem certificados de participação no programa.


 

 



2ª Via da sua fatura