Data: 15/12/2020
Em 2020, o Proeva (Programa de Educação e Valorização da Água) completou 15 anos. Por causa da pandemia, todas as atividades aconteceram de maneira diferente, tudo online. Foi assim até mesmo a comemoração dos 15 anos, homenageando os mais de 22 mil estudantes que já passaram pelo Proeva e receberam o título de Amigo da Água, bem como as escolas parceiras do programa.
“Nesses 15 anos de Proeva, o Samae sempre se preocupou em levar conhecimento aos alunos de forma interativa e dinâmica. Hoje, somos mais de 22 mil Amigos da Água, um número que nos deixa muito orgulhosos e motivados a nos superarmos cada vez mais de forma a proporcionar conhecimento, valores, habilidades e experiências que provoquem nos alunos mudanças de atitudes e os tornem multiplicadores dos conhecimentos”, diz o presidente da autarquia, Ademir Izidoro.
Para marcar a data, foi publicado nesta segunda-feira (14), nas redes sociais do Samae, um vídeo com imagens resgatadas desde o início do programa. O conteúdo pode ser acessado no Facebook (https://bit.ly/34b2kfq)e no YouTube (https://bit.ly/3gMBlMd). Além das imagens, há vários depoimentos de ex-alunos do Proeva.
AVALIAÇÃO POSITIVA
A coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente, Alessandra Stinghen, disse que esse ano foi atípico e houve a necessidade de se adaptar às transformações. Todo o conteúdo do Proeva foi repassado às escolas por meio digital. “Fazer uma videoaula não é fácil, pois faltou a interação das crianças. Porém, os retornos das escolas foram bem positivos”, comenta. Segundo ela, os professores avaliaram que as videoaulas foram bem explicativas e com linguagem própria para a idade; assim como os temas, os conteúdos abordados, ora trazendo apresentações, fala dos diferentes professores e ora mostrando experiências, o que encantou as crianças.
Com base nas avaliações dos alunos e das escolas neste ano de 2020, Izidoro afirma que o conteúdo apresentado pelo Proeva fortalece o conhecimento dos alunos sobre assuntos relacionados ao meio ambiente e que os recursos didáticos disponibilizados pelo programa ajudam na compreensão dos temas abordados. Em relação a contribuição do Proeva para a sensibilização e a conscientização dos alunos quanto à preocupação com os cuidados com o meio ambiente, segundo Alessandra, o retorno é de que o Samae teve uma excelente atitude em não abrir mão do projeto Proeva e disponibilizá-lo de forma online, assim o alcance poderá ser ainda maior e mais efetivo. E ainda, quando questionados sobre o que mais gostaram nas videoaulas, os professores apontaram os temas abordados e a organização dos vídeos, justamente pelo uso de recursos variados, imagens e sons apropriados e o fato de o professor ter a liberdade de disponibilizar os vídeos para os alunos no momento mais oportuno, podendo inclusive rever se necessário.
ADAPTAÇÕES
A pandemia do Novo Coronavírus provocou alterações significativas na maneira de ensinar. Desde que houve a suspensão das aulas, o Samae adotou os encontros virtuais para proporcionar aos estudantes de quarto ano as orientações do Proeva. As videoaulas foram disponibilizadas no canal do Samae de Jaraguá do Sul na plataforma YouTube, onde os professores compartilharam os links para os seus alunos assistirem.
O Proeva, que conta habitualmente com 12 encontros em sala de aula passou a ter seis encontros em videoaulas de até 30 minutos. Cada videoaula abrangeu dois temas, sendo que no primeiro encontro, os estudantes conheceram o que é o programa e receberam informações sobre Resíduos Sólidos. Fizeram parte do material os temas: Compreendendo a água e sua Importância e Ciclo da Água; Infiltração da Água e Mata Ciliar; Ecossistema e Bioindicadores; Esgoto Sanitário e Doenças Transmitidas pela Água; Prevenção ao Desperdício e Reaproveitamento da Água.
A coordenadora lembra que ao final de cada vídeo foi possível fazer uma atividade referente aos temas abordados. Também foi promovido o concurso de desenhos em quadrinhos, que premiou os cinco primeiros colocados, com tablet, bicicletas e certificados.