AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE RECEBEM CAPACITAÇÃO NO SAMAE

O Samae de Jaraguá do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na terça-feira (11/12) capacitação para os agentes comunitários de saúde, no auditório da autarquia, com o objetivo de mostrar a importância do saneamento na cidade.

Os 100 profissionais da saúde, que estão diariamente em contato com a população, receberam informações sobre a estrutura do Samae, conceito de saneamento básico, tratamento e distribuição de água, resíduos sólidos, drenagem pluvial, controle de perdas, esgotamento sanitário e todo o processo de atendimento desde a solicitação de ligação de água até parcelamentos de dívidas.

O diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, disse que é muito importante mostrar o que  vem sendo feito na área de saneamento, do cuidado com a água, lixo e a garantia de saúde quando se faz a correta ligação da rede de esgoto ou mesmo não jogar esgoto à céu aberto. “Saneamento é cuidado com a saúde, é qualidade de vida. Por isso, aqui no Samae, trabalhamos muito para oferecer os melhores serviços à população”, enfatizou.

Informações sobre a necessidade da caixa da água nas residências, da correta destinação dos resíduos sólidos, sejam eles não recicláveis ou recicláveis, fazer as corretas ligações das redes de esgoto e água pluvial, bem como o a facilidade de acesso aos serviços de atendimento do Samae foram apresentados aos agentes de saúde, que também levarão estes dados para os jaraguaenses.

A diretora de Saúde, Niura Demarchi, ressaltou que foi um dia produtivo e que o saneamento interfere diretamente na qualidade de vida e na saúde. Cada uma dos agentes recebeu também um kit, com um Manual do Saneamento desenvolvido pelos profissionais do Samae. “Este manual será um instrumento de pesquisa e esclarecimento aos cidadãos”, finalizou Izidoro.



2ª Via da sua fatura