Após décadas com falta de água, Boa Vista ganha novo sistema de abastecimento

O Samae de Jaraguá do Sul colocou em operação nesta semana mais um importante sistema de abastecimento de água, construído por meio do Plano de Ampliação de Saneamento (PAS), e que vai atender moradores do Bairro Boa Vista. Com isso, a autarquia tem a possiblidade de desativar o sistema independente, que funciona há cerca de 20 anos e é bastante vulnerável devido à captação de água ser do ribeirão que nasce no alto do morro e cuja vazão e qualidade dependem das condições climáticas. “Quando chovia demais, éramos obrigados a desligar o sistema por causa da turbidez e levar água com caminhão pipa para abastecer nossos reservatórios”, lembra o presidente do Samae, Ademir Izidoro, acrescentando que em períodos de estiagem não havia água suficiente para o tratamento.

As obras deste novo sistema começaram com a instalação de dois reservatórios de 100 mil litros cada, na Rua Rinaldo Bogo e, em seguida, aconteceu a implantação da nova adutora em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) para levar a água desta Estação de Recalque (ERAT), até o reservatório intermediário do Boa Vista, localizado na Rua Domingos Rosa, em frente à Escola Adelino Francener. Neste local, além das melhorias no sistema, o Samae instalará um bebedouro público, para atender os moradores, pessoas que fazem caminhadas e turistas que visitam a Chiesetta Alpina e o Morro das Antenas.

A partir de agora, também, com a conclusão das obras na ERAT Figueira, moradores da região e pessoas que circularem pela Rua Rinaldo Bogo terão mais um espaço para convivência e recreação, uma praça junto à Estação de Recalque de Água Tratada, implantada em terreno do Município, em frente ao posto de atendimento da Via Credi. “Neste local da Rinaldo Bogo, instalamos todo o sistema da estação de recalque, que vai melhorar a entrega de água para o Bairro Boa Vista. Para compensar o uso daquele terreno, optamos por fazer uma pracinha, com grama, flores, iluminação, bancos e árvores”, comenta. No último dia 14 de março, o terreno na margem direita do Rio Jaraguá ganhou mais de 100 mudas de árvores nativas e frutíferas.

A estrutura seria inaugurada neste período, mas, conforme o presidente do Samae, Ademir Izidoro, para evitar aglomeração e seguindo as determinações dos decretos estadual e municipal, optou-se por liberar o espaço para a comunidade.

 


ERAT com nova praça na Rinaldo Bogo
Reservatórios intermediários e local do bebedouro
ERAT Boa Vista, na Rinaldo Bogo
Rede de PEAD leva água para o Boa Vista
Espaço foi criado para a comunidade

2ª Via da sua fatura