Cooperativas são credenciadas para receber recicláveis em 2020

O Samae de Jaraguá do Sul credenciou nesta semana as cooperativas de recicladores que receberão o material a ser coletado no município em 2020. O presidente do Samae, Ademir Izidoro, assinou com os representantes das cooperativas os contratos de trabalho, nesta quinta-feira (19), na sede da autarquia da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

De acordo com Ademir Izidoro, 12 cooperativas estão devidamente credenciadas para receber os materiais recicláveis no próximo ano, e comentou o trabalho que as cooperativas desenvolvem no ciclo da reciclagem, ao mesmo tempo em que desempenham um papel social relevante, que é gerar renda para cerca de 115 famílias.

Conforme ele, a expectativa é que os índices de reciclagem aumentem ainda mais em 2020, sendo que para isso haverá um incremento no número de sacos verdes a serem distribuídos mensalmente para a população. “Fechamos este ano com um índice de 26% de reciclagem, e pretendemos chegar aos 30% no ano que vem”, mencionou.

Neste ano, foram recolhidas 7,5 mil toneladas de recicláveis no município, o que equivale a 645 toneladas por mês e a 4,7 mil caminhões cheios (calcula-se que cada caminhão leve até 1,2 mil quilos de material, por conta do volume).

O Programa Saco Verde foi retomado pelo Município, por meio do Samae, em 2018, quando o índice de coleta de recicláveis saltou de 8% para 18% em menos de 40 dias da distribuição. O objetivo é incentivar a separação e evitar que os resíduos sólidos recicláveis sejam encaminhados para o aterro sanitário.



2ª Via da sua fatura