Instalados reservatórios da ERAT Boa Vista

Quem passa pela Rua Rinaldo Bogo, no Bairro Ilha da Figueira, já pode observar de longe os dois reservatórios que integram a Estação de Recalque de Água Tratada do Boa Vista. Nesta terça-feira (3), as equipes do Samae e da empresa Fibratec começaram os trabalhos cedo, para erguer e instalar os dois tanques, com aproximadamente 14 metros de altura.

Os dois reservatórios são fabricados em polímero reforçado com fibra de vidro (PRFV) e têm capacidade total para 200 mil litros de água. Os equipamentos fazem parte do planejamento estratégico do Samae para reforçar a distribuição de água tratada aos moradores do Bairro Boa Vista. Atualmente, o bairro é atendido pelo Sistema Independente e sofre paradas de abastecimento em períodos de chuva e outras ações que prejudicam os moradores.

Durante todo o dia, foi necessária a interdição de uma das pistas da Rua Rinaldo Bogo, onde acontecia a movimentação dos guindastes para a instalação dos reservatórios. Até por volta das 12h, os dois equipamentos já estavam nos seus devidos lugares, faltando ainda a instalação da escada de acesso e outros acessórios.

 

DIMINUIÇÃO DO DESPERDÍCIO

Dentro do Plano de Ampliação de Saneamento, o Samae prevê a instalação de quatro unidades como esta instalada na Rua Rinaldo Bogo, aumentando em 800 mil litros a capacidade de reservação. Além da ERAT Boa Vista, estão contempladas no PAS estações do Rio Molha – em construção no Parque Municipal de Eventos –, Chico de Paulo e São Luis, esta última a ser construída junto ao Centro Esportivo Municipal Murillo Barreto de Azevedo. Em cada local, serão dois tanques de aproximadamente 14 metros de altura, com investimento de R$ 1,1 milhão.

 

Os reservatórios estão sendo construídos pela empresa Fibratec, que venceu a licitação. “A implantação dos oito reservatórios corresponde a uma ação de ampliação do sistema de distribuição de água potável no município, como também em uma medida de controle e redução de perdas do sistema de abastecimento de água”, diz o presidente do Samae, Ademir Izidoro.

 

A ERAT Boa Vista deve entrar em operação após a implantação das redes de reforço até o reservatório intermediário, localizado na Rua Domingos Rosa, no Boa Vista. Ainda de acordo com Izidoro, a ampliação do abastecimento de água contempla a implantação de novos sistemas de reservação, novas estações de recalque, adutoras, reservatórios e redes de distribuição.

 

 

 

 



2ª Via da sua fatura