Samae adota videoaulas para o Proeva em 2020

A pandemia do Novo Coronavírus provocou alterações significativas na maneira de estudar. Sem previsão exata para o retorno das atividades nas escolas municipais, estaduais e particulares, o Samae de Jaraguá do Sul decidiu adotar o esquema de encontros virtuais para que os estudantes do município tenham as orientações do Proeva (Programa de Educação e Valorização da Água). “No momento que vivemos, professores e estudantes estão impedidos de frequentar o ambiente escolar. Desta forma, os encontros presencias do Proeva precisaram ser reinventados para o ambiente virtual”, explica a coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente, Alessandra Stinghen.

Sendo assim, a partir desta terça-feira (19), a primeira videoaula já estará disponível no canal do Samae de Jaraguá do Sul na plataforma YouTube, onde os professores farão o compartilhamento do link para os seus alunos assistirem. De acordo com Alessandra, neste momento, escolas particulares estão iniciando as atividades com os estudantes de 4º ano. 

O Proeva, que conta com 12 encontros em sala de aula passou a ter seis encontros em videoaulas de até 30 minutos. Cada videoaula abrange dois temas, sendo que no primeiro encontro, os estudantes conhecerão o que é o programa e receberão informações sobre Resíduos Sólidos. Fazem parte do material os temas: Compreendendo a água e sua Importância e Ciclo da Água; Infiltração da Água e Mata Ciliar; Ecossistema e Bioindicadores; Esgoto Sanitário e Doenças Transmitidas pela Água; Prevenção ao Desperdício e Reaproveitamento da Água.

A coordenadora lembra que ao final de cada vídeo é possível fazer uma atividade referente aos temas abordados. “Ainda, em momento oportuno os alunos poderão vivenciar na prática o tratamento de água da nossa cidade através de uma visita à Estação de Tratamento de Água Central do Samae. Os alunos receberão também a camiseta, o boné e o Certificado de Amigo da Água em evento posterior a ser realizado na escola”, concluiu.



2ª Via da sua fatura