Samae assina contrato para melhorias no sistema de abastecimento de água

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, e o presidente do Samae, Ademir Izidoro, assinaram, na manhã desta quinta-feira (4), contrato para melhoria no sistema de abastecimento de água do município, com a empresa Sul Vale Construtora de Obras. O ato aconteceu durante coletiva de imprensa, na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. A empresa venceu a licitação para a substituição de rede em cimento amianto, execução e substituição de rede de abastecimento de água para mudança de regime de abastecimento e criação de distritos de medição e controle.

O Samae obteve uma economia de R$ 653 mil em relação ao valores de referência e o apresentado pela Sul Vale no momento da licitação. O investimento total nestas obras será de R$ 5.595.993,39, e a empresa terá cinco meses para concluir os serviços. Durante a assinatura do contrato, tanto o prefeito quanto o presidente do Samae, solicitaram ao diretor administrativo da empresa, Thiago Lewerentz, para que execute as obras com o padrão de qualidade que os jaraguaenses estão acostumados a ver e com agilidade para, se possível, entregá-las antes do prazo previsto em contrato.

Durante a coletiva de imprensa, Izidoro apresentou os detalhes e falou do impacto que as obras causarão em determinadas regiões do município, durante o período de execução. “Teremos transtornos em algumas ruas, mas são obras necessárias para mantermos o nível de qualidade e a quantidade de água tratada para abastecer a população jaraguaense”, resumiu ele.

 

Alteração no Regime de Distribuição

A obra consiste na instalação de novas redes de água “virgens”, desde a Estação de Tratamento Central (ETA Central), na Rua Erwino Menegotti – Água Verde, até o reservatório, sem fazer distribuição desta água pelo caminho. Desta forma, pode-se controlar melhor a pressão nesta rede. Em seguida a água sai por outra rede a partir do reservatório para então fazer a distribuição por gravidade.

A mudança no regime de distribuição será feita em dois reservatórios, o R-3, localizado na Rua Heinz Barg (atrás da KG Motos), na Vila Baependi. Neste caso, será instalada uma adutora de 1.782 metros, que terá início na Rua Presidente Epitácio Pessoa, da esquina com a Rua Coronel Bernardo Grubba até a Rua Marechal Floriano Peixoto (Posto Cidade). Dali, a rede atravessa a Ponte Abdon Batista, segue pela Rua Adélia Fischer e entra pela Rua Heinz Barg (rua do reservatório). A obra contempla ainda a instalação de dois boosters, nas Ruas Ida Bridi (Vila Lalau) e Julius Verch (Czerniewicz). “Outra solicitação que fizemos a empresa é para que execute boa parte das obras no período noturno e com menor impacto possível aos moradores, comerciantes, pedestres, ciclistas e motoristas que utilizam essas ruas”, disse o presidente.

Obra semelhante será necessária para garantir o abastecimento de água na região atendida pelo reservatório R-2, localizado no Centro, no chamado Morro do Marista, na Rua Irmãos Maristas. Além da implantação de rede nova que levará água da ETA Central até o reservatório, com início na esquina das ruas Presidente Epitácio Pessoa e Erwino Menegotti até a Rua Coronel Bernardo Grubba, Rua Venancio da Silva Porto, Expedicionário Antônio Carlos Ferreira até a esquina com a Rua Leopoldo Janssen, seguindo pela Irmãos Maristas até o reservatório. Durante a execução desta obra, a empresa Sul Vale fará a substituição de rede de amianto na Rua Venâncio da Silva Porto. “Temos mais de 14 quilômetros de redes de amianto e que precisamos substituir para diminuir as perdas”, justifica Izidoro, acrescentando que o índice de perdas em Jaraguá do Sul é de 34% e que a meta é baixar para 20% pelo menos. Para completar esta obra, serão instalados boosters nas ruas Francisco Piermann, Thomaz Francisco de Goes e Victor Rosemberg, no bairro Vila Lenzi.

 

Substituição de Redes de Cimento Amianto

Cimento Amianto - Substituição de Rede

Para garantir a confiabilidade do sistema e diminuir as perdas por meio de vazamentos, o Samae fará a substituição de redes de amianto – algumas com cerca de 50 anos – em alguns pontos do município:

- Rua Procópio Gomes de Oliveira - 880 metros

- Rua Venâncio da Silva Porto – 240 metros

- Rua João Planincheck – 550 metros

- Rua Amazonas e Eleonora Staler Pradi – 610 metros

- Rua Manoel Francisco da Costa – 1.250 metros

- Rua Presidente Epitácio Pessoa e Rua Heinz Barg – 1.750 metros

 

Criação de Distritos de Medição e Controle

Consiste na divisão da cidade em distritos, para melhor controle e medição de água. Equipamentos que medem a quantidade de água fornecida para aquela região e a quantidade de água medida nos hidrômetros serão instalados, possibilitando identificar alterações de consumo e possíveis ocorrências que geram desperdício.

A medida visa manter o índice de macromedição em 100% com a implantação de novos reservatórios e ampliar a capacidade de gerenciamento do sistema de abastecimento de água e controle de perdas.

Os chamados DMCs, serão instalados em quatro bairros da cidade: Amizade (esquina da Rua Rio de Janeiro com Rua Roberto Ziemmann – sentido Amizade); Czerniewicz (esquina da Rua Rio de Janeiro com Rua Roberto Ziemann - sentido Czerniewicz); Vila Baependi (Rua Ney Franco esquina com Bernardo Dorbusch); e Vila Lalau (Rua Bernardo Dorbusch esquina com Rua Professor Irmão Geraldino).



2ª Via da sua fatura