Samae avalia a continuidade da coleta seletiva, por causa do Coronavirus

O Samae de Jaraguá do Sul informa que por se tratarem de serviços essenciais, as coletas de lixo comum e reciclável estão mantidas no município. No entanto, a diretoria do Samae está avaliando a continuidade da coleta seletiva. De acordo com o presidente do Samae, Ademir Izidoro, uma das medidas já adotadas ainda na semana passada foi suspender temporariamente a distribuição do saco verde, cuja entrega estava programada para acontecer nesta semana, entre os dias 23 a 28 de março. “Por conta das medidas de prevenção adotadas no município, a distribuição dos sacos verdes está suspensa, pois entendermos que a entrada dos kits de sacos verdes nas residências pode servir como um vetor de transmissão do Coronavirus, haja vista que até chegarem na residência são manipulados por uma série de pessoas. Tão logo a situação for reestabelecida, voltaremos com a distribuição! Continuem separando seus resíduos com o uso de qualquer embalagem, a natureza agradece!”, reforça Izidoro.

Ainda segundo ele, as equipes de coleta estão equipadas para a realização dos serviços, assim como as cooperativas de reciclagem estão preparadas para o recebimento dos materiais da coleta seletiva, sendo todos orientados de modo a evitar possíveis contaminações. “Agradecemos a compreensão de todos nesse momento e pedimos o apoio para que todos os resíduos descartados, tanto para o lixo comum como para a coleta seletiva, sejam devidamente embalados, evitando que no momento da coleta as sacolas se rasguem”, solicita ele.

A engenheira sanitarista do Samae, Morgana Decker, diz que a tendência é ter um aumento de descarte de materiais como máscaras e luvas, e aproveita para relembrar que esses materiais devem ser destinados ao lixo comum. “Já as agulhas e seringas, devem ser entregues em postos de saúde ou hospitais para serem incineradas com o lixo hospitalar”, orienta. “Lembre-se: os coletores de lixo e os recicladores das cooperativas estão trabalhando por todos nós! Vamos fazer a nossa parte, destinando corretamente os materiais e ficando em casa o máximo possível!”, finaliza.



2ª Via da sua fatura