Samae de Jaraguá do Sul faz intercambio com Companhias de Saneamento do Estado de São Paulo

Na última semana, representantes do Samae de Jaraguá do Sul estiveram visitando as cidades de Indaiatuba e Campinas, ambas no estado de São Paulo.
Na cidade de Indaiatuba o objetivo da visita foi conhecer o “Museu da Água”, um espaço criado para trazer conhecimento e cultura para a população, os ambientes foram projetados para criar interação e despertar o interesse dos seus visitantes sobre o tema "Água" e mostrar a história do saneamento na cidade de Indaiatuba. Além do museu, os visitantes também conheceram o “Parque-Mirim”, uma área com plantio de 110 mil mudas de árvores, com construção de deques para pesca, quiosques, playground e pista de caminhada que fica ao entorno de uma enorme represa com capacidade para armazenar 1,3 bilhão de litros de água. Outro tema importante que também era motivo da visita, foi uma discussão sobre o monitoramento das chamadas públicas para financiamentos de obras ou projetos e sobre a disponibilização de serviços à comunidade.
Já na cidade de Campinas, o intercambio teve como objetivo a troca de experiências nas áreas de Compras e Licitações, Meio Ambiente e Educação Ambiental. A troca de experiências com cases de sucesso na área socioambiental, destacou o Proeva (Programa de Educação e Valorização da Água) que existe há 11 anos entre uma parceria do Samae e da Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul e o mais recente projeto da Prefeitura de Campinas realizado com a parceria da Sanasa e do Procon - uma coleção de 11 gibis da Turma da Mônica com o tema "Consumo Consciente". Em Campinas, a Educação Ambiental foi incluída na grade curricular como disciplina, atuando de forma significativa na formação de uma conscientização discente quanto às questões ambientais de forma a provocar mudanças em suas práticas cotidianas e garantindo que as futuras gerações também usufruam dos recursos disponíveis no presente.
Ainda em Campinas, o diretor presidente do Samae e presidente regional da Assemae de Santa Catarina Ademir Izidoro, participou de reunião da Comissão organizadora do 47º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae. O evento que aconteceu em Jaraguá do Sul no ano de 2016, vai ter como sede a cidade de Campinas em 2017 e vai acontecer no período de 19 a 22 de junho.



2ª Via da sua fatura