Samae e voluntários recompõem mata ciliar na Ilha da Figueira

O Samae de Jaraguá do Sul, junto com integrantes do Rotaract Clube e Voluntários da WEG, promoveu o plantio de 110 mudas de árvores nativas e frutíferas na margem direita do Rio Jaraguá, na manhã do último sábado (14). O evento fez parte da programação do Mês da Água, em função do Dia Mundial da Água – 22 de março.

 O local escolhido para o plantio das mudas foi o entorno da Estação de Recalque de Água Tratada (ERAT) da Ilha da Figueira, construída na Rua Rinaldo Bogo. Antes de iniciar o plantio, o presidente do Samae, Ademir Izidoro, explicou aos voluntários o que é a ERAT Figueira e que ela servirá para reservar 200 mil litros de água potável e enviar esta água até os reservatórios localizados no Bairro Boa Vista, de onde será distribuída, acabando com a falta de água provocada pelas interrupções na captação do sistema independente.

Izidoro também mencionou que o Samae está recuperando um milhão de metros quadrados nas margens do Rio Itapocu, por meio do Programa de Revitalização da Mata Ciliar. “Essas árvores têm uma importância muito grande para o rio e para garantir que tenhamos água no futuro para tratar e entregar nas casas dos jaraguaensens”, comentou. A presidente do Rotaract Clube, Karoline de Oliveira, lembrou como surgiu a ideia de fazer o plantio de mudas neste dia e agradeceu ao Samae por prontamente ter abraçado o projeto. “Estamos muito felizes em participar deste momento”, resumiu.

O Programa de Revitalização da Mata Ciliar foi lançado em março de 2019, com o objetivo de recompor as margens do Rio Itapocu, em mais de 370 propriedades, principalmente, acima da captação de água da ETA Central, localizada no Bairro Água Verde. “Como estamos finalizando esta estação de recalque aqui na Ilha da Figueira, resolvemos fazer o plantio aqui no entorno para dar proteção à margem do rio, além de sombra e de frutos que futuramente, poderão ser consumidos pelos pássaros e até mesmo pelas pessoas que circulam por esta região”, finalizou Ademir Izidoro.



2ª Via da sua fatura