Samae entrega documentação do Programa Saneamento Rural

Moradores da região do Garibaldi, já beneficiados pelo Programa Saneamento Rural, desenvolvido pelo Samae de Jaraguá do Sul, receberam a Declaração de Conformidade e a Anotação de Responsabilidade Técnica referentes à instalação dos equipamentos previstos no programa. A Declaração é um importante documento que poderá auxiliar na regularização da propriedade junto à Prefeitura. A entrega aconteceu na noite de sexta-feira (13), no salão da Igreja Santo Estêvão, com a presença dos moradores beneficiados, o presidente do Samae Ademir Izidoro, e os servidores do Samae que atuam junto ao Programa Saneamento Rural.

O Programa de Saneamento Rural começou oficialmente no dia 16 de maio desse ano, com a assinatura dos contratos entre o Município e as duas empresas que estão executando as obras na região do Garibaldi. O Programa consiste na instalação de mil conjuntos – formados por caixa de gordura, fossa séptica e filtro anaeróbio – em propriedades rurais localizadas acima da captação da Estação de Tratamento de Água do Garibaldi, a primeira região contemplada com o Programa, visto que o Garibaldi concentra 25% de toda a área rural de Jaraguá do Sul.

Cada conjunto instalado custa aproximadamente R$ 3 mil. Neste caso, o Samae fornece e instala o sistema para que os moradores tenham o tratamento de esgoto sanitário e daqui para frente, uma vez por ano, o Samae vai até a propriedade e faz a manutenção, recolhendo os resíduos, encaminha-os para a Estação de Tratamento de Esgoto e, posteriormente, a um aterro sanitário. Cada conjunto possui uma capacidade de tratamento do esgoto gerado por uma família de até cinco pessoas.



2ª Via da sua fatura