Samae faz aula inaugural do Proeva

O Colégio Alfa Jangada, localizado na Rua Presidente Epitácio Pessoa, recebeu a equipe do Samae, na tarde desta segunda-feira (9), para a aula inaugural do Programa de Educação e Valorização da Água (Proeva). A partir de agora, estudantes dos quartos anos das 45 escolas municipais, estaduais e particulares de Jaraguá do Sul passam a receber as informações sobre os cuidados com a água, principalmente. O Guto, mascote do Proeva, foi uma atração à parte durante a primeira atividade do programa, chegando de surpresa e sendo cercado pelas crianças.

Serão 12 encontros com duração de uma hora aula, uma vez por semana, e, ao final, acontece uma visita guiada à sede do Samae, no bairro Água Verde, onde os estudantes conhecem o funcionamento de toda a ETA Central e demais equipamentos da autarquia. Os alunos recebem cartilhas da água e do esgoto sanitário e um folder sobre resíduos sólidos, um quebra-cabeça sobre o ciclo da água, além de camiseta, boné e certificado que são entregues no dia da formatura, prevista para acontecer em 29 de outubro.

O presidente do Samae, Ademir Izidoro, conversou com os estudantes do Alfa Jangada sobre a importância de todos cuidarem da água. “Especialmente, neste mês em que comemoramos o Dia Mundial da Água, temos que fazer essa reflexão sobre o respeito e a valorização deste bem natural que é finito, ou seja, precisamos cuidar muito bem para que não falte no futuro”, comentou.

A professora Márcia Riegel diz que a expectativa para as aulas do Proeva no colégio é muito boa. “Vivenciei essa experiência no ano passado e constatei o envolvimento das crianças e como resultado a ressignificação e o sentimento de pertencimento à água. É muito importante despertar o olhar sobre o quanto eles são responsáveis pelo meio ambiente, mesmo sendo crianças”, diz ela. No caso do Colégio Alfa Jangada, três turmas de 4º ano receberão as orientações do Proeva. Nas demais escolas particulares e municipais as aulas do Programa de Educação e Valorização da Água começam nos próximos dias. Já nas estaduais, as ações estão programadas para o segundo semestre.

Este ano, o Proeva completará 15 anos de existência e deverá abranger aproximadamente 2.300 estudantes jaraguaenses. Criado em 2005, o Programa de Educação e Valorização da Água já formou 20 mil Amigos da Água, sempre trabalhando o tema cuidados com a água.



2ª Via da sua fatura