Samae realiza ampliações e melhorias nas Estações de Tratamento de Esgoto

Na última semana foram finalizadas ações de melhorias nas Estações de Tratamento de Esgoto do Samae, localizadas nos bairros Água Verde, Ilha da Figueira e Nereu Ramos. As intervenções têm como objetivo melhorar a eficiência do processo de tratamento e otimizar o período de operação de alguns equipamentos.

Uma das principais ações ocorreu na ETE – Água Verde, que foi a instalação de uma nova prensa desaguadora de lodo com maior capacidade de tratamento do lodo gerado durante o processo de tratamento do esgoto. Com isso será possível reduzir o tempo de operação do equipamento para 6 horas diárias, o antigo equipamento operava 24 horas por dia. Para receber a nova prensa se fez necessário realizar a adequação da sala de tratamento de lodo, que foi ampliada e recebeu impermeabilização com poliureia, produto que possibilita a conservação das estruturas e proteção contra os agentes químicos e gases oxidantes gerados no processo. Ainda na ETE – Água Verde foi realizada a modernização do painel geral de comando, responsável pelo acionamento e controle de diversos equipamentos da estação.

Já na ETE Nereu Ramos e Ilha da Figueira a intervenção foi realizada com objetivo de aumentar a eficiência na retenção e remoção de resíduos indesejáveis para os processos de tratamento de esgoto. A aquisição de peneiras auto-limpantes vai permitir também a diminuição da exposição física dos servidores a ambientes com alto risco de contaminação biológica.



2ª Via da sua fatura