HISTÓRICO

O SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto iniciou suas atividades em 28 de maio de 1968, com o objetivo de operar, manter, conservar e explorar os serviços de água potável e de esgotos sanitários na cidade de Jaraguá do Sul. Com um planejamento que acompanha o crescimento populacional de Jaraguá do Sul, o SAMAE atende a aproximadamente 99% da população do município com redes de distribuição de água, que chegam a somar 700 km.

O sistema de tratamento e distribuição de água conta com uma estação de tratamento principal situada na Rua Erwino Menegotti, que trata cerca de 425 l/s de água, atendendo a mais de 85% da demanda atual e uma estação de tratamento localizada no bairro Garibaldi, chamada de ETA Sul que tem capacidade de tratar 160 l/s. Além destas, outros cinco sistemas independentes encontram-se instalados pela cidade. Devido às características topográficas e à ocupação histórica, eles respondem pelo abastecimento de regiões elevadas do município.

Uma nova estação de tratamento de água já está saindo do papel. Serão mil litros por segundo, mais pessoas atendidas e abastecimento garantido para os próximos 25 anos.

No que tange ao tratamento de esgoto o Samae possui 4 estações de tratamento em operação nos bairros Água Verde, Ilha da Figueira, Nereu Ramos e a recém inaugurada no bairro São Luís. Com a conclusão das obras desta estação e da implantação das redes que serão ligadas a ela, Jaraguá do Sul passará a ter em breve 80% de esgoto sanitário tratado, um dos melhores índices do Brasil.


2ª Via da sua fatura