HISTÓRICO

O SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Jaraguá do Sul, que iniciou suas atividades em 28 de maio de 1968, com o objetivo de operar, manter, conservar e explorar os serviços de água potável e de esgotos sanitários na cidade completou neste ano 50 anos de serviços prestados tornando-se uma referência no setor de saneamento para Santa Catarina. Possui metas e planejamento que acompanha o crescimento populacional de Jaraguá do Sul. O SAMAE atende a aproximadamente 100% da população do município com redes de distribuição de água, que chegam a somar quase 800 km.

O sistema de tratamento e distribuição de água do Samae conta, desde junho deste ano, com uma nova estação de tratamento de água, situada na Rua Erwino Menegotti, que tem capacidade para tratar mil litros por segundo, atende mais de 70% da população urbana e vai garantir o abastecimento para os próximos 25 anos. A autarquia também possui uma estação de tratamento localizada no bairro Garibaldi, chamada de ETA Sul que tem capacidade de tratar 160 litros/segundo. Além destas, outros cinco sistemas independentes encontram-se instalados pela cidade. Devido às características topográficas e à ocupação histórica, eles respondem pelo abastecimento de regiões elevadas do município.

Em relação ao tratamento de esgoto o Samae possui 04 estações de tratamento em operação nos bairros Água Verde, Ilha da Figueira, Nereu Ramos São Luís. Com a conclusão das obras desta última estação e da implantação de redes que foram ligadas a ela, Jaraguá do Sul passou a ter 80% de esgoto sanitário tratado, um dos melhores índices do Brasil.


2ª Via da sua fatura