O SAMAE

Conheça mais sobre nossa história e motivação de negócio!

NOSSA ESTRUTURA





ÁGUA

Com um planejamento que acompanha o crescimento populacional do município, o Samae atende a 99,8% da população com redes de distribuição de água, que somam 860 quilômetros, para atender 65.838 unidades consumidoras.

O Sistema de Abastecimento de Água conta com sete Estações de Tratamento de Água (ETA). A principal está situada no bairro Água Verde e atende 70% da demanda de água, com capacidade de 1.000 litros por segundo (l/s). A segunda maior estação está situada na localidade de Garibaldi, com capacidade para 160 litros por segundo, atendendo 20% da demanda. As outras cinco estações são do tipo tratamento simplificado, localizadas em áreas mais altas ou afastadas e juntas atendem 10% da demanda, sendo identificadas pelos seguintes nomes: Águas Claras (12 l/s), Boa Vista (4 l/s), Krause (15 l/s), Rio Molha (28 l/s) e Santa Luzia (6 l/s).

Na reservação, o sistema de abastecimento conta com 25 reservatórios, totalizando 21,7 milhões de litros de água potável. Além disso, para garantir o abastecimento de locais mais altos ou afastados, há 42 unidades de pressurização, chamados de boosters, assegurando o abastecimento a todos os bairros de Jaraguá do Sul.

Estão em execução importantes obras do Programa de Ampliação de Saneamento (PAS). No primeiro semestre de 2020, com investimentos em novas redes e substituição de redes antigas, o Samae pretende diminuir ainda mais as perdas, baixando dos atuais 33% para 25%. A reservação de água aumentará para 26 milhões de litros com a implantação de novos reservatórios.

Quatro dos cinco sistemas independentes de captação de água serão desativados com o término das obras do PAS. São eles: Boa Vista, Rio Molha, Águas Claras e Krause, localidades onde o Samae levará água diretamente das estações de tratamento Central e Sul, e eliminando os riscos de desabastecimento por conta da turbidez da água – em dias de chuva forte – e da escassez, em períodos de estiagem.

ESGOTO SANITÁRIO

O Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) apresenta mais de 560 quilômetros de redes coletoras de esgoto e 117 unidades de bombeamento, espalhadas pelo município, que direcionam os resíduos até as quatro Estações de Tratamento de Esgoto, onde ocorre a depuração dos efluentes de 51.403 unidades consumidoras. A fase líquida é devolvida aos rios e a fase sólida é prensada e encaminhada para aterro industrial. Com toda essa estrutura, Jaraguá do Sul possui 85% de cobertura da área urbana, com coleta e tratamento de esgoto sanitário.

No primeiro semestre de 2020, com a ampliação da rede coletora de esgoto nos bairros Jaraguá 84 e Jaraguá 99, a cobertura de esgoto sanitário atingirá 90% da área urbana.

RESÍDUOS SÓLIDOS

Em Janeiro de 2018 o SAMAE assumiu também a gestão da coleta e manejo dos resíduos sólidos. Com isso, também houve mudança na forma de cobrança deste serviço. O que antes era cobrado junto com o IPTU, passou a ser cobrado na fatura do SAMAE. A nova gestão possibilitou maior fiscalização da execução do contrato, melhoria na coleta de resíduos sólidos comuns e do reciclável, acompanhamento de todo o trajeto até a estação de transbordo e destinação ao aterro sanitário de Mafra.

DRENAGEM PLUVIAL

A partir deste ano, o Samae assume a gestão da drenagem pluvial no município de Jaraguá do Sul. Com isso, será uma das poucas autarquias do Brasil a ter em suas atribuições as três vertentes do saneamento básico: água, esgoto sanitário, resíduos e drenagem pluvial.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O SAMAE

 

*Sala de comando da CCO

*Sala de Controle da ETA Central

 

*Laboratório Operacional

*Captação e tratamento de água na ETA Central






*Espaço de Memória

Local que conta a história dos mais de 50 anos do saneamento básico de Jaraguá do Sul. Aberto para visitação, mediante agendamento.






INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Hidrômetros

Saiba mais informações sobre o hidrômetro, aparelho que mede o consumo de água.

LEIA MAIS
Vazamentos

Saiba como detectar vazamentos no seu imóvel.

LEIA MAIS
Consumo responsável

Entenda porque é importante economizar água.

LEIA MAIS
Conheça sua fatura de água

Conheça sua fatura de saneamento e saiba mais sobre cada item dela.

LEIA MAIS
Paradas de abastecimento (falta de água)

Manutenção do sistema, obras ou consertos de vazamentos podem causar interrupções no abastecimento de água. Veja onde estão ocorrendo interrupções:

LEIA MAIS
Nível dos Reservatórios

Em breve você vai poder acompanhar como está o nível de cada reservatório do Samae

LEIA MAIS
Limpeza da caixa d'agua

Saiba porque é importante ter a caixa d' água, qual a capacidade certa para atender sua família e como fazer a limpeza para garantir a qualidade da água.

LEIA MAIS
Downloads

Acesse nossa biblioteca virtual de arquivos disponibilizados para o download!

LEIA MAIS

LICITAÇÕES

EDITAL 003/2021

AQUISIÇÃO DE PEDRA MIRACEMA E PISO PODOTÁTIL.

EDITAL 002/2021

AQUISIÇÃO DE CONCRETO USINADO.

EDITAL 001/2021

AQUISIÇÃO DE MACADAME.

EDITAL 180/2020

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAR SERVIÇOS DE DESINSETIZAÇÃO E DESRATIZAÇÃO COM O FORNECIMENTO DE MÃO DE OBRA, TODOS OS INSUMOS, EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS NECESSÁRIOS, A SEREM EXECUTADOS  EM DIVERSAS UNIDADES DO SAMAE DE JARAGUÁ DO SUL.

EDITAL 178/2020

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA FORNECIMENTO DE PEÇAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO EM COMPRESSORES DE AR DA MARCA SCHULZ.

EDITAL 177/2020

AQUISIÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS.

VER TODAS

FIQUE POR DENTRO

Padrões de potabilidade

Quer saber como anda a potabil

LEIA MAIS
Portal da Transparencia

Fique por dentro do que aconte

LEIA MAIS
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Fujama

Conheça mais sobre a Fundação

LEIA MAIS
ASSEMAE

Conheça mais sobre a Associaçã

LEIA MAIS
Aris

Agencia Reguladora Intermunici

LEIA MAIS