NOSSA ESTRUTURA
ÁGUA
Com um planejamento que acompanha o crescimento populacional do município, o Samae atende a 99,8% da população com redes de distribuição de água, que somam 860 quilômetros, para atender 65.838 unidades consumidoras.
O Sistema de Abastecimento de Água conta com sete Estações de Tratamento de Água (ETA). A principal está situada no bairro Água Verde e atende 70% da demanda de água, com capacidade de 1.000 litros por segundo (l/s). A segunda maior estação está situada na localidade de Garibaldi, com capacidade para 160 litros por segundo, atendendo 20% da demanda. As outras cinco estações são do tipo tratamento simplificado, localizadas em áreas mais altas ou afastadas e juntas atendem 10% da demanda, sendo identificadas pelos seguintes nomes: Águas Claras (12 l/s), Boa Vista (4 l/s), Krause (15 l/s), Rio Molha (28 l/s) e Santa Luzia (6 l/s).
Na reservação, o sistema de abastecimento conta com 25 reservatórios, totalizando 21,7 milhões de litros de água potável. Além disso, para garantir o abastecimento de locais mais altos ou afastados, há 42 unidades de pressurização, chamados de boosters, assegurando o abastecimento a todos os bairros de Jaraguá do Sul.
Estão em execução importantes obras do Programa de Ampliação de Saneamento (PAS). No primeiro semestre de 2020, com investimentos em novas redes e substituição de redes antigas, o Samae pretende diminuir ainda mais as perdas, baixando dos atuais 33% para 25%. A reservação de água aumentará para 26 milhões de litros com a implantação de novos reservatórios.
Quatro dos cinco sistemas independentes de captação de água serão desativados com o término das obras do PAS. São eles: Boa Vista, Rio Molha, Águas Claras e Krause, localidades onde o Samae levará água diretamente das estações de tratamento Central e Sul, e eliminando os riscos de desabastecimento por conta da turbidez da água – em dias de chuva forte – e da escassez, em períodos de estiagem.
ESGOTO SANITÁRIO
O Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) apresenta mais de 560 quilômetros de redes coletoras de esgoto e 117 unidades de bombeamento, espalhadas pelo município, que direcionam os resíduos até as quatro Estações de Tratamento de Esgoto, onde ocorre a depuração dos efluentes de 51.403 unidades consumidoras. A fase líquida é devolvida aos rios e a fase sólida é prensada e encaminhada para aterro industrial. Com toda essa estrutura, Jaraguá do Sul possui 85% de cobertura da área urbana, com coleta e tratamento de esgoto sanitário.
No primeiro semestre de 2020, com a ampliação da rede coletora de esgoto nos bairros Jaraguá 84 e Jaraguá 99, a cobertura de esgoto sanitário atingirá 90% da área urbana.
RESÍDUOS SÓLIDOS
Em Janeiro de 2018 o SAMAE assumiu também a gestão da coleta e manejo dos resíduos sólidos. Com isso, também houve mudança na forma de cobrança deste serviço. O que antes era cobrado junto com o IPTU, passou a ser cobrado na fatura do SAMAE. A nova gestão possibilitou maior fiscalização da execução do contrato, melhoria na coleta de resíduos sólidos comuns e do reciclável, acompanhamento de todo o trajeto até a estação de transbordo e destinação ao aterro sanitário de Mafra.
DRENAGEM PLUVIAL
A partir deste ano, o Samae assume a gestão da drenagem pluvial no município de Jaraguá do Sul. Com isso, será uma das poucas autarquias do Brasil a ter em suas atribuições as três vertentes do saneamento básico: água, esgoto sanitário, resíduos e drenagem pluvial.
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O SAMAE
*Sala de comando da CCO
*Sala de Controle da ETA Central
*Laboratório Operacional
*Captação e tratamento de água na ETA Central
*Espaço de Memória
Local que conta a história dos mais de 50 anos do saneamento básico de Jaraguá do Sul. Aberto para visitação, mediante agendamento.