CENTRAL DO CLIENTE

Onde reunimos tudo que você precisa saber sobre sua conta e como ela é calculada

Informações Importantes

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Observe os seguintes apontamentos quanto ao uso dos hidrômetros:

 

- Somente funcionários do Samae ou pessoas devidamente autorizadas pela autarquia poderão instalar, reparar, substituir ou remover hidrômetros, sendo absolutamente vedada a intervenção do titular, usuário ou seus agentes nesses atos.

 

- Os hidrômetros e demais dispositivos hidráulicos instalados nos ramais de ligação são de propriedades do Samae.

 

- Os usuários responderão pela guarda e proteção do hidrômetro e dos demais dispositivos hidráulicos, responsabilizando-se pelos danos a eles causados.

 

- O Samae cobrará dos respectivos responsáveis, todas as despesas decorrentes da reparação do hidrômetro ou demais dispositivos hidráulicos, pela intervenção indevida por parte do usuário.

 

- Comprovada a danificação do aparelho com o propósito de fraudar a medição, será aplicada multa prevista no Regulamento do Samae.

 

- O conserto dos hidrômetros, cujos defeitos decorram do desgaste normal de seus mecanismos, será executado sem qualquer ônus para o usuário do imóvel. Entretanto, as despesas decorrentes da reparação de hidrômetros danificados por intervenção indevida serão cobradas do titular, cliente ou condomínio.

 

- O usuário poderá solicitar a aferição do hidrômetro instalado no seu imóvel. No caso de o hidrômetro não apresentar defeitos, segundo os padrões estabelecidos pelo INMETRO, deverá o interessado arcar com as despesas de retirada, aferição e recolocação do aparelho.

 

- Constatada irregularidade prejudicial ao usuário, o Samae providenciará a retificação das FATURAS até o limite de três faturas, conforme o consumo apresentado pelo novo hidrômetro.

 

- Quando o imóvel sem consumo for constituído por economias enquadradas em categorias de uso distintas e servido por um único ramal predial, será cobrado o somatório dos valores dos serviços básicos de acordo com as categorias de uso. Havendo consumo, o mesmo será rateado pelo número de economias existentes no imóvel, aplicando-se à parcela do volume rateado, o valor do m³ estabelecido para a categoria de uso de cada uma das economias.

Ainda que seja importante a consultoria de especialistas, você mesmo pode conduzir alguns testes simples para conferir se existem vazamentos em sua casa. O principal indicativo é o aumento repentino da conta sem que você tenha consumido mais água. E, certamente, ninguém gosta de pagar pelo que não usa. Mas, identificar vazamentos é mais simples do que você imagina. A troca do hidrômetro, instrumento para medir a velocidade ou o escoamento de água nem sempre é o motivo do aumento nas contas de água. O Samae orienta que pode haver pequenos vazamentos, invisíveis a olho nu, responsáveis pela alta nas contas.

 

Confira algumas dicas para localizar um vazamento em seu imóvel:

 

1) Vazamento em Cisterna de edifícios

 

a) Feche o registro de saída da cisterna do edifício;

b) Prenda completamente a boia da cisterna, impedindo a entrada de água;

c) Marque no reservatório o nível da água;

d) Após uma hora, veja se o nível baixou;

e) Em caso afirmativo, existe vazamento na cisterna.

2) Vazamento na instalação alimentada pela caixa d’água

 

a) Feche bem as torneiras, chuveiros e registros;

b) Depois trave a boia da caixa d’água e marque o nível da água;

c) Se após uma hora o nível baixar, há vazamento;

d) Nesse caso, é preciso substituir o cano, a torneira ou o registro.

 

3) Vazamento no ramal entre o hidrômetro e a caixa d’água

 

a) Mantenha aberto o registro do cavalete;

b) Amarre a boia da caixa d’água ou feche o registro da entrada da caixa;

c) Faça a leitura do hidrômetro, anotando os números;

d) Após uma hora, faça novamente a leitura do hidrômetro, verificando se houve mudança dos números;

e) Em caso afirmativo, existe vazamento no ramal;

f) Providencie o conserto.

 

4) Vazamento pelo extravasor (ladrão) da caixa d’água

 

a) Em um dia de sol, verifique se existe vazamento de água no telhado ou nas calhas da casa;

b) Se houver, a boia da caixa d’água está com defeito;

c) Providencie sua troca.

 

5) Vazamento na válvula ou na caixa de descarga dos sanitários

 

a) Jogue pó de café no vaso sanitário;

b) O normal é que ele fique depositado no fundo do vaso;

c) Caso aconteça o contrário, após 10 minutos, existe vazamento na válvula ou caixa de descarga;

d) Providencie o conserto.

 

 

6) Teste do copo

 

a) Feche o registro do cavalete;

b) Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede do Samae até que a água pare de correr;

c) Coloque um copo cheio de água até a boca embaixo da torneira;

d) Se diminuir a quantidade de água no copo, é sinal que tem vazamento na rede interna.

 

 

IMPORTANTE

Vale salientar que, um vazamento aparentemente pequeno, pode desperdiçar grande quantidade de água, como mostra a imagem abaixo:

 

 

Não esqueça!

Evite valores altos em sua conta de água. Verifique periodicamente suas instalações internas, especialmente em longos períodos de ausência. A responsabilidade pelas instalações internas é do usuário.

Água é fonte de vida e está envolvida em todos os aspectos da civilização humana e, apesar de cerca de 70% da superfície do Planeta ser constituída de água, apenas 3% são de água doce e apenas um terço deste percentual é acessível ao homem. Além disso, essa pequena percentagem está distribuída de forma desigual no mundo, fazendo com que cerca de um sexto da população mundial (mais de um bilhão de pessoas) não tenha acesso à água potável. Por conta deste cenário, todos nós precisamos tomar atitudes conscientes, como não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Com estas ações colaboraremos com a preservação e economia deste bem tão precioso.

O Samae presta os serviços de distribuição de água tratada; coleta, afastamento e tratamento de esgoto sanitário; coleta e destinação de resíduos sólidos. Cada serviço destes têm um valor distinto na sua fatura, por isso, ela se chama FATURA DE SANEAMENTO, onde você paga ao Samae para que ele entregue água potável na sua casa, trate o esgoto sanitário gerado na sua residência e recolha o lixo produzido por você e pela sua família.

Clique aqui para conhecer sua fatura

 

 

Moradores que possuem caixas de água poderão não sentir a interrupção.

Recomendamos à população que evite o desperdício e feche o registro geral ao perceber a falta de água nas torneiras. Isso poderá evitar a ocorrência de água turva.

No retorno da distribuição, observe a coloração da água das torneiras. É possível que a água chegue com maior turbidez, sendo necessário informar ao Samae pelo 2106-9100 ou WhatsApp 47 2106-9100, para que sejam tomadas as providências.

 

 

 

Em breve você vai poder acompanhar como está o nível de cada reservatório do Samae.

Aguarde!

A caixa d’águá é uma reserva. Se o Samae precisar interromper o abastecimento para fazer uma manutenção, os imóveis com um reservatório dificilmente sentirão os efeitos da falta de água.


Para saber qual o tamanho ideal de um reservatório para sua residência é fácil. Em média cada pessoa consome 150 litros de água por dia. Portanto, se em sua casa existem cinco pessoas, o consumo médio diário será de 750 litros. Neste caso, uma caixa d’água de mil litros é a mais indicada.

Mas lembre-se: depois de instalar a caixa d’água, alguns cuidados devem ser tomados, como mantê-la sempre limpa e fechada.

Não esqueça que toda caixa d'água deve ser limpa duas vezes por ano, não importando se é de fibro-cimento, concreto ou fibra de vidro, assim você estará protegendo sua família.

MATERIAL QUE VOCÊ VAI PRECISAR:



esponja + vassoura + panos velhos + balde + água sanitária



COMO FAZER:

- Primeiro, feche o registro que fica na entrada da caixa d'água.
- Se a sua caixa não tem esse tipo de registro, feche o registro de passagem geral do imóvel.
- Depois de destampar a caixa deve-se anular a boia, amarrando-a com um pequeno cabo na posição fechada (em cima).
- Esvazia-se então a caixa, abrindo todas as torneiras e dando descargas.

- Deixe um palmo de água na caixa e tampe a saída para que a sujeira não desça pelo cano.
- Utilize a água que ficou para a lavagem.


Boia fechada + caixa vazia + canos isolados


Estamos prontos para começar a limpeza.
- Se for de fibra ou tiver paredes lisas, esfregamos paredes e fundo da caixa com uma esponja.
- De concreto é melhor esfregar vigorosamente com uma vassoura de piaçava, recolhendo a sujeira com panos velhos.

Atenção: nunca use sabão, detergente ou produtos químicos, pois os resíduos destes produtos podem contaminar a sua água.

- Retire a água suja e os resíduos usando balde, pá de lixo ou pano.
- Depois de toda sujeira recolhida, abrimos a água (liberando a boia) até ficar com 50 centímetros de água. Feche a água novamente, adicionando em seguida água sanitária.

- Misture um litro de água sanitária para cada mil litros de água. Se a sua caixa tem só 500 litros, use meio litro e assim por diante.

Importante: Essa água deve ficar na caixa por duas horas. Não beba, nem use.

- A seguir molhe bem as paredes da caixa com a esponja e deixe por mais duas horas.
- Retire as buchas de pano dos canos de saída da água e deixe a caixa esvaziar completamente, solte a boia e deixe encher parcialmente, passe água limpa nas paredes.
- Esvazie totalmente a caixa de novo, abrindo todas as torneiras e dando descargas.
- Tampe bem a caixa para evitar a entrada de sujeira, insetos ou pequenos animais. Se quiser, use tiras de borracha ou amarre a tampa para evitar que ela saia do lugar com o vento.
- Evite colocar peso sobre a tampa. Ela pode se partir.
- Anote do lado de fora da caixa a data da limpeza.

- O ideal é limpar a cada seis meses, mas, se a caixa estiver bem tampada, a próxima limpeza pode ser feita depois de um ano.
- Abra novamente o registro de passagem e deixe a caixa encher normalmente.
- Antes de beber a água, você pode deixar escorrer por dez minutos para evitar o gosto da água sanitária.

Pronto. Agora a sua caixa já está limpa e pronta para receber água de qualidade, que o Samae entrega na sua casa.

Mantendo sua caixa d'água limpa, você evita o risco de contrair hepatite, cólera, tifo, diarreia e dengue.

 

 

Conheça sua fatura

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Código de barras
Os números acima das barras podem ser usados para pagar manualmente através de um caixa automático ou internet banking. As barras são lidas pelas máquinas, o que elimina a necessidade de preencher as informações manualmente.
Última leitura

Estes sãos os dados da última leitura realizada em sua residência. Estes dados são o que constituem o valor total de sua fatura.

Padrões de potabilidade

Neste campo apresentam-se os dados de controle da qualidade da água que chegou ao seu imóvel. Os padrões encontram-se no verso de sua fatura.

Mensagem

Campo destinado às informações adicionais ao cliente.

Total a pagar

É o valor devido referente à fatura do mês.

Data de vencimento

Esta é a data máxima em que a fatura deverá ser paga.

Discriminação do faturamento

Aqui estão descritas as taxas e tarifas provenientes do mês de faturamento.

Tabela tarifária

Nesta tabela estão descritos os valores e a forma como são calculadas as taxas de acordo com o consumo de cada cliente.

Histórico das leituras

Aqui você encontra os dados de consumo dos últimos 6 meses, a média diária e a média semestral.

Hidrômetro

Aqui você encontra o número do hidrômetro localizado no seu imóvel.

Categoria

Aqui está descrito qual a categoria que o cliente pertence.
Residencial, Comercial, Industrial, Público

Nome / Endereço

Campo destinado aos dados do proprietário do imóvel.

Mês faturamento

Neste campo está indicado o mês de leitura de sua fatura.

Cadastro

Este número refere-se à sua matrícula no SAMAE. Tenha-o sempre em mãos ao ligar para o SAMAE.

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Padrão de Ligação

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Para maior segurança e eficiência na ligação de água, o Samae adota um padrão de ligação que aumenta a vida útil do sistema e diminui a possibilidade de vazamentos. 

Assista ao vídeo e veja como deve ser feito o Padrão de Ligação de Água:

 

O padrão compreende:

- Mureta padrão ou muro;

- Caixa plástica com tampa transparente, onde fica o hidrômetro;

- Caixa de inspeção na calçada.

 

Segunda Via de Fatura de Saneamento

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CLIQUE AQUI para acessar a 2ª via.

Onde Pagar

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Debito Automático 

O cliente pode ter a comodidade de pagar suas faturas em débito automático, em seu banco de preferência.

É muito fácil, basta você conversar com o gerente da sua conta, e solicitar que sua fatura seja debitada em conta corrente.

Bancos que têm convênio com o Samae para débito em conta corrente:

- Banco do Brasil

- Caixa Econômica Federal

- Bradesco

- Itaú

- Santander

- HSBC

- Cejascred

- Blucred

- Cecred

 

Pagamento de Faturas com Código de Barras

Estes são alguns locais onde você pode pagar a fatura de saneamento usando o código de barras:


- Bradesco

- Banco do Brasil

- Banco Santander

- Banco Itaú

- Caixa Econômica Federal

- Casas Lotéricas

- HSBC

- Cejascred

- Blucredi

- Crednort

- Cecred

 

Parcelamentos de Débitos

Os clientes podem solicitar diretamente no Samae o parcelamento de suas faturas atrasadas em até 12 vezes.
Em caso de dúvidas sobre esse procedimento, entre em contato conosco através da nossa Central de Atendimento: atendimento@samaejs.com.br, Telefone e WhatsApp: 2106-9100.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Hidrômetros

Saiba mais informações sobre o hidrômetro, aparelho que mede o consumo de água.

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Manutenção do sistema, obras ou consertos de vazamentos podem causar interrupções no abastecimento de água. Veja onde estão ocorrendo interrupções:

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Limpeza da caixa d'agua

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