NOTICIAS

Saiba mais sobre os acontecimentos e o andamento dos projetos do SAMAE

Água é vida

VOLTAR

Data: 22/03/2021

“Essa é uma fábrica de alimento. Água, o alimento essencial para a vida”. A frase atribuída ao diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, quando da inauguração da ETA Central (Estação de Tratamento de água), e que está fixada no mural da entrada da estação - onde é tratado cerca de 80% da água que chega nas torneiras dos Jaraguaenses - resume o significado da nossa principal matéria prima. O produto chega aos mais de 65 mil estabelecimentos, com qualidade e segurança, através de técnicas de tratamento equiparadas as mais modernas e seguras do país.

 

Atualmente, o Samae atende 99,8% da população do município (de aproximadamente 181 mil habitantes), com abastecimento de água potável, por meio de redes de distribuição que passam de 900 km. A autarquia está entre as melhores empresas públicas de saneamento do Brasil, atuando com as quatro vertentes do saneamento básico: água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem.

Para se ter uma ideia do quanto estamos adiantados, o novo Marco Legal do Saneamento Básico – sancionado no ano passado – estabelece que até o final de 2030, 99% dos brasileiros tenham acesso à água potável. E aqui em Jaraguá do Sul já ultrapassamos essa meta com 12 anos de antecedência.

 

O sistema de tratamento e distribuição de água conta com uma estação de tratamento principal, na Rua Erwino Menegotti, com capacidade de produção de 1.000 l/s de água, atendendo a mais de 79,8% da demanda atual, uma estação de tratamento no bairro Garibaldi, a ETA Sul, com capacidade de tratar 160 l/s, atendendo a 18,31% e um sistema simplificado independente, em Santa Luzia, que atende a 1,32% da demanda.

 

Reservação

 

A reservação de água é outro item importante no processo. São 49 reservatórios armazenando aproximadamente 25 milhões de litros de água tratada. Que possibilita atender as variações de consumo ao longo do dia, promover a continuidade do abastecimento no caso de paralisação da produção de água e manter pressões adequadas nas redes de distribuição.

Até o ano de 2020, o Samae contava com sistemas independentes de tratamento de água para abastecer bairros nas áreas mais elevadas, fortemente influenciados pelas condições climáticas, tanto em períodos chuvosos como de estiagens. Em alguns momentos era necessário abastecer os reservatórios com caminhões pipas. Para solucionar essa demanda foram criadas as Estações de Recalque de Água Tratada (ERAT’s). Essas estações são automatizadas e permitem o abastecimento contínuo dos reservatórios. Atualmente, o único sistema independente que segue em operação é o Santa Luzia.

 

Mata ciliar

 

Além de tratar, é preciso preservar. A partir desse conceito nasceu o Programa de Revitalização da Mata Ciliar, com o objetivo de reflorestar as margens do Rio Itapocu. O foco são 370 terrenos lindeiros ao rio, acima da captação de água da ETA Central, garantindo a qualidade e a quantidade de água a ser captada, tratada e distribuída. “É um projeto que que tenho um carinho especial. Me preocupo com a água e espero que tenha continuidade”, destaca Ademir Izidoro. A meta é plantar 41 mil árvores frutíferas nas margens do rio.

O projeto iniciou em 2020 e pretende recuperar as áreas mapeadas, evitando erosão e assoreamento do Rio Itapocu. Segundo os cálculos do Samae, existe cerca de 1,1 milhão de metros quadrados de área sem mata ciliar no município. “O Samae investe para entregar a melhor água aos munícipes. Se você manter limpa a caixa d’água, pode tomar água da torneira que nós garantimos”, completa Izidoro.

 

O Samae segue investindo em saneamento por toda Jaraguá do Sul. É mais qualidade de vida para a população.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Hidrômetros

Saiba mais informações sobre o hidrômetro, aparelho que mede o consumo de água.

LEIA MAIS
Vazamentos

Saiba como detectar vazamentos no seu imóvel.

LEIA MAIS
Consumo responsável

Entenda porque é importante economizar água.

LEIA MAIS
Conheça sua fatura de água

Conheça sua fatura de saneamento e saiba mais sobre cada item dela.

LEIA MAIS
Paradas de abastecimento (falta de água)

Manutenção do sistema, obras ou consertos de vazamentos podem causar interrupções no abastecimento de água. Veja onde estão ocorrendo interrupções:

LEIA MAIS
Nível dos Reservatórios

Em breve você vai poder acompanhar como está o nível de cada reservatório do Samae

LEIA MAIS
Limpeza da caixa d'agua

Saiba porque é importante ter a caixa d' água, qual a capacidade certa para atender sua família e como fazer a limpeza para garantir a qualidade da água.

LEIA MAIS
Downloads

Acesse nossa biblioteca virtual de arquivos disponibilizados para o download!

LEIA MAIS

LICITAÇÕES

EDITAL 027/2021

AQUISIÇÃO DE VEÍCULO UTILITÁRIO TIPO PICK-UP LEVE.

EDITAL 026/2021

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE HIGIENIZAÇÃO DE UNIFORMES.

EDITAL 025/2021

AQUISIÇÃO DE PEÇAS PARA MANUTENÇÃO DE DIVERSAS BOMBAS MULTIESTÁGIOS DE ÁGUA./

EDITAL 024/2021

AQUISIÇÃO DE DETERMINADOR DE UMIDADE POR FONTE AQUECIMENTO INFRAVERMELHA.

EDITAL 023/2021 - PRORROGADO

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E UNIFORMES PROFISSIONAIS.

EDITAL 022/2021

AQUISIÇÃO DE PORTAS METÁLICAS

VER TODAS

FIQUE POR DENTRO

Padrões de potabilidade

Quer saber como anda a potabil

LEIA MAIS
Portal da Transparencia

Fique por dentro do que aconte

LEIA MAIS
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Fujama

Conheça mais sobre a Fundação

LEIA MAIS
ASSEMAE

Conheça mais sobre a Associaçã

LEIA MAIS
Aris

Agencia Reguladora Intermunici

LEIA MAIS