NOTICIAS

Saiba mais sobre os acontecimentos e o andamento dos projetos do SAMAE

Samae construirá nova estação de tratamento de esgoto

VOLTAR

Data: 10/08/2021

Inaugurada no ano de 2002, a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Ilha da Figueira (ETE Figueira), é uma das mais antigas do município.  E apesar de operar com a tecnologia implantada à época e acima da sua capacidade, atende as exigências legais para o tratamento de esgoto e está com a licença ambiental em dia, junto ao Instituto do Meio ambiente (IMA). Está no planejamento do Samae, ampliar e modernizar essa ETE.

De acordo com o diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, estudos da equipe técnica da autarquia, já apontavam que para continuar atendendo a demanda, seria necessário ampliar a estrutura. “E adquirir um novo terreno para a construção de uma nova ETE, pois o terreno atual não comporta uma estação com maior capacidade. Portanto, uma vez construída a nova estrutura, a atual será desativada”, afirma.

Izidoro detalhou os projetos para o esgotamento sanitário da cidade, ao presidente da Câmara, Onésimo Sell, em recente visita que fizeram à ETE Figueira. “Portanto, o Samae está concluindo a compra do novo terreno (no bairro Centenário), onde a nova ETE atenderá, além dos bairros atuais, os bairros João Pessoa, Vieira, Centenário e Santa Luzia. Com isso, será possível fazer o projeto executivo e encaminhar a captação de recursos para construção da nova ETE. 

Anterior a essa ação, o Samae teve outras prioridades mais urgentes para solucionar, já que a ETE Figueira ainda atende as exigências legais. Entre elas:

- Primeira ampliação e modernização da ETE Água Verde, em 2013, a pedido do Ministério Público, a qual não estava mais atendendo a demanda;

- Conclusão da ETE São Luis, que estava parada desde 2007, com recursos através de financiamento junto à CEF;

- Cumprimento de TAC das 80 elevatórias de recalque de esgoto para evitar extravassamentos quando de problemas nas redes coletoras;

- Construção da Nova Estação de Tratamento de Água (ETA), pois havia três estações antigas que tratavam 300l/s (litros por segundo). Se a nova estação não fosse concluída em 2018, faltaria água após dois anos, pois hoje trata mais de 500l/s;

- Cumprimento de TAC para implantação de redes coletoras de esgoto nos bairros Jaraguá 84 e 99;

- Aumento da reservação de água com a construção de 11 novos reservatórios, aumentando a capacidade em 50%, pois antes, a reservação do Samae era para oito horas, um limite perigoso;

- Aumento das redes de água em aproximadamente 400 km, uma necessidade urgente;

- Necessidade de instalação de mais de 200km de rede de esgoto;

- Segunda intervenção na ETE Água Verde, contratação de uma nova estação de tratamento de esgoto devido ao aumento da demanda na região.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Hidrômetros

Saiba mais informações sobre o hidrômetro, aparelho que mede o consumo de água.

LEIA MAIS
Vazamentos

Saiba como detectar vazamentos no seu imóvel.

LEIA MAIS
Consumo responsável

Entenda porque é importante economizar água.

LEIA MAIS
Conheça sua fatura de água

Conheça sua fatura de saneamento e saiba mais sobre cada item dela.

LEIA MAIS
Paradas de abastecimento (falta de água)

Manutenção do sistema, obras ou consertos de vazamentos podem causar interrupções no abastecimento de água. Veja onde estão ocorrendo interrupções:

LEIA MAIS
Nível dos Reservatórios

Em breve você vai poder acompanhar como está o nível de cada reservatório do Samae

LEIA MAIS
Limpeza da caixa d'agua

Saiba porque é importante ter a caixa d' água, qual a capacidade certa para atender sua família e como fazer a limpeza para garantir a qualidade da água.

LEIA MAIS
Downloads

Acesse nossa biblioteca virtual de arquivos disponibilizados para o download!

LEIA MAIS

LICITAÇÕES

EDITAL 088/2021

AQUISIÇÃO DE INIBIDOR DE GÁS SULFÍDRICO

EDITAL 087/2021

AQUISIÇÃO DE TRANSPORTADOR HELICOILDAL

EDITAL 085/2021

AQUISIÇÃO DATA LOGGER DE PRESSÃO E VAZÃO (PULSO) EM MÓDULO ÚNICO E COMPACTO COM SENSOR DE PRESSÃO INTERNO E DISPLAY DIGITAL PARA LEITURA INSTANTÂNEA DE PRESSÃO E VAZÃO IP68

EDITAL 086/2021

AQUISIÇÃO DE EMBREAGEM TIPO 211HD CARCAÇA SAE 3 PARA SUBSTITUIÇÃO DA EMBREAGEM DO EQUIPAMENTO HIDROJATO ACOPLADO AO CAMINHÃO EUROCARGO 260E25N IVECO PLACAS MHX 1933, PATRIMÔNIO 567.

EDITA 084/2021

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EXECUÇÃO DE CERCAMENTO E PLANTIO DE ARBUSTOS NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DA ETE SÃO LUÍS, COM FORNECIMENTO DE MÃO-DE-OBRA, MATERIAIS E PLANTAS.

EDITAL 083/2021

AQUISIÇÃO DE GRELHA DE FERRO FUNDIDO PARA BOCA DE LOBO

VER TODAS

FIQUE POR DENTRO

Padrões de potabilidade

Quer saber como anda a potabil

LEIA MAIS
Portal da Transparencia

Fique por dentro do que aconte

LEIA MAIS
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Fujama

Conheça mais sobre a Fundação

LEIA MAIS
ASSEMAE

Conheça mais sobre a Associaçã

LEIA MAIS
Aris

Agencia Reguladora Intermunici

LEIA MAIS