Recomendamos à população que evite o desperdício e feche o registro geral ao perceber a falta de água nas torneiras. Isso poderá evitar a ocorrência de água turva.
No retorno da distribuição, observe a coloração da água das torneiras. É possível que a água chegue com maior turbidez, sendo necessário informar ao Samae pelo 2106-9100 ou WhatsApp 47 2106-9100, para que sejam tomadas as providências.

Fatura interativa
Passe o mouse pela fatura e veja detalhes aqui.
Código de barras
Os números acima das barras podem ser usados para pagar manualmente através de um caixa automático ou internet banking. As barras são lidas pelas máquinas, o que elimina a necessidade de preencher as informações manualmente.Última leitura
Estes sãos os dados da última leitura realizada em sua residência. Estes dados são o que constituem o valor total de sua fatura.
Padrões de potabilidade
Neste campo apresentam-se os dados de controle da qualidade da água que chegou ao seu imóvel. Os padrões encontram-se no verso de sua fatura.
Mensagem
Campo destinado às informações adicionais ao cliente.
Total a pagar
É o valor devido referente à fatura do mês.
Data de vencimento
Esta é a data máxima em que a fatura deverá ser paga.
Discriminação do faturamento
Aqui estão descritas as taxas e tarifas provenientes do mês de faturamento.
Tabela tarifária
Nesta tabela estão descritos os valores e a forma como são calculadas as taxas de acordo com o consumo de cada cliente.
Histórico das leituras
Aqui você encontra os dados de consumo dos últimos 6 meses, a média diária e a média semestral.
Hidrômetro
Aqui você encontra o número do hidrômetro localizado no seu imóvel.
Categoria
Aqui está descrito qual a categoria que o cliente pertence.
Residencial, Comercial, Industrial, Público
Nome / Endereço
Campo destinado aos dados do proprietário do imóvel.
Mês faturamento
Neste campo está indicado o mês de leitura de sua fatura.
Cadastro
Este número refere-se à sua matrícula no SAMAE. Tenha-o sempre em mãos ao ligar para o SAMAE.
Para maior segurança e eficiência na ligação de água, o Samae adota um padrão de ligação que aumenta a vida útil do sistema e diminui a possibilidade de vazamentos.
Assista ao vídeo e veja como deve ser feito o Padrão de Ligação de Água:
O padrão compreende:
- Mureta padrão ou muro;
- Caixa plástica com tampa transparente, onde fica o hidrômetro;
- Caixa de inspeção na calçada.
CLIQUE AQUI para acessar a 2ª via.
CLASSIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO SANITÁRIO
Tarifa Básica Operacional (TBO): É cobrada do consumidor pela quantidade de economias (casas ou apartamentos) utilizando um único Hidrômetro.
Art. 1º - Para efeito de remuneração dos serviços, será observada a seguinte classificação:
I) Categoria A - Residencial: quando a água for destinada ao uso doméstico e higiênico em imóveis exclusivamente residenciais;
FAIXA DE CONSUMO (em metros cúbicos)
1) 0 - 5
2) 6 - 10
3) 11 - 15
4) 16 - 20
5) 21 - 25
6) 26 - 30
7) acima de 30
II) Categoria B - Comercial, Industrial e Pública: Quando a água for destinada ao uso higiênico em estabelecimentos comerciais (lojas, mercados, quitandas, barbearias, salões de beleza, laboratórios, açougues, padarias, escolas particulares, igrejas, centros religiosos e correlatos, confeitarias e outros estabelecimentos correlatos); em estabelecimentos industriais para uso higiênico, como matéria-prima, componentes de processo industrial e/ou na prestação de serviços com utilização intensiva, tais como: lavanderias, fábricas de sorvete, gelo, artefatos de cimento, tecidos, papel, conservas, bebidas, móveis, vidros e cristais, cerâmica, matadouros, metalúrgicos e siderúrgicas, serrarias, beneficiamento de madeira, cereais e alimentos e em outros estabelecimentos correlatos e em órgãos públicos.
FAIXA DE CONSUMO (em metros cúbicos)
1) 0 - 5
2) 6 - 10
3) 11 - 30
4) 31 - 100
5) acima de 100
III) Categoria C - Pública Especial: Dedicada a atender ao consumo dos seguintes serviços públicos: corpo de bombeiros, hospitais, escolas da rede municipal, asilos e orfanatos públicos, centros municipais de educação infantil e entidades filantrópicas sem fins lucrativos.
FAIXA DE CONSUMO (em metros cúbicos)
1) 0 - 5
2) 6 - 10
3) acima de 10
IV) Categoria D - Tarifa Social: quando a água for destinada ao uso doméstico e higiênico em imóveis exclusivamente residenciais de baixa renda conforme Lei Municipal Nº 3836/2005;
FAIXA DE CONSUMO (em metros cúbicos)
1) 0 - 5
2) 6 - 10
3) 11 - 15
4) 16 - 20
5) 21 - 25
6) 26 - 30
7) acima de 30
Parágrafo 1º - A remuneração dos serviços de coleta e tratamento do esgoto sanitário, obedecerá a mesma classificação e faixas de consumo determinados para a cobrança da água.
Parágrafo 2º - A remuneração pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto sanitário, poderá variar em relação ao cobrado pela água, de modo a assegurar a cobertura dos custos, a autossuficiência econômico-financeira e a capacidade de investimento do Samae.
Art. 2º - As economias integrantes de um mesmo imóvel serão cadastradas individualmente de acordo com a categoria de uso e grupo de usuários em que se enquadram.
Parágrafo Único - O Samae deverá ter livre acesso aos imóveis para verificar a existência de novas economias e/ou alterações de categorias de uso e grupo de usuários.
Art. 3º - Para fins de aplicação deste ANEXO I, o vocabulário técnico utilizado está contido no Art. 2º e seus incisos do regulamento.