Notícias

Saiba mais sobre os acontecimentos e o andamento dos projetos do SAMAE
Mais uma edição da Schützenfest será ambientalmente correta

Mais uma edição da Schützenfest será ambientalmente correta

Os materiais recicláveis coletados durante a festa serão encaminhados para as cooperativas credenciadas com o Samae

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, o Samae e a Comissão Organizadora da 33ª Schützenfest, firmaram parceria para mais uma edição da festa ser ambientalmente correta. Durante os 11 dias da festa, dispensadores estarão disponíveis ao público para o descarte de copos e para facilitar a coleta desses materiais.


O diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, explica que “após os copos serem descartados nos dispensadores, os mesmos serão acondicionados no saco verde para serem encaminhados às 12 cooperativas credenciadas com a autarquia e a coleta seletiva será realizada uma vez ao dia. Além dos copos, todos os outros materiais recicláveis utilizados durante a festa terão o destino correto. Quanto ao resíduo convencional (orgânico), será coletado de uma a duas vezes ao dia, dependendo do volume gerado”.


De acordo com o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Alcides Pavanello, “desde 2019 realizamos ações em parceria com a Prefeitura e o Samae, para que a nossa festa seja ecologicamente correta”. Em 2019, quase nove toneladas de resíduos recicláveis tiveram o destino correto. Em 2020 e 2021, a festa não foi realizada devido à pandemia, e em 2022 foram coletadas quase sete toneladas de resíduos recicláveis.


O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, considera a iniciativa de grande importância. “Primeiro, para o meio ambiente, pois estamos dando o destino correto para estes materiais. Segundo, como mais uma fonte de renda para as cooperativas que fazem a separação dos resíduos e, terceiro, porque deixamos a nossa festa mais limpa e organizada, com os locais para dispensar os copos espalhados por todo o parque de eventos”, avalia.