Os materiais recicláveis utilizados durante a festa serão coletados e encaminhados às cooperativas de reciclagem credenciadas com o Samae
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, o Samae e a Comissão Organizadora da 34ª Schützenfest firmaram novamente uma parceria para tornar mais uma edição da festa ambientalmente correta. Dispensadores estarão disponíveis ao público para o descarte adequado de copos, facilitando a coleta desses materiais e o acondicionamento no saco verde para, posteriormente, serem destinados às 12 cooperativas de reciclagem credenciadas com o Samae. Além dos copos, todos os outros materiais recicláveis utilizados durante a festa terão o destino correto.
O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Alcides Pavanello, destaca que “desde 2019 realizamos ações em parceria com a Prefeitura e o Samae para adotar práticas sustentáveis em nossa festa. Em 2019, quase nove toneladas de materiais recicláveis foram encaminhadas para as cooperativas de reciclagem. Em 2020 e 2021, a festa não foi realizada devido à pandemia. Em 2022, foram coletadas quase sete toneladas e, em 2023, foram mais de sete toneladas. Esses números mostram que a participação do público no descarte correto dos materiais é fundamental, sendo uma ação simples, que faz toda a diferença para a sustentabilidade”.
De acordo com o diretor de Manejo de Resíduos Sólidos do Samae, Isair Moser, “a coleta dos materiais recicláveis durante a festa será realizada até duas vezes ao dia, principalmente, nos dias de maior movimentação. Também aumentamos o número de contentores no Parque de Eventos, tínhamos quatro e aumentamos para oito contentores para suprir a demanda. Com ações de sustentabilidade e com a colaboração do público, a Schützenfest continuará sendo destaque pelo compromisso com a preservação ambiental”, finaliza.