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Revisão de Fatura por Vazamento

Revisão de Fatura por Vazamento

Finalidade

Benefício de recálculo de fatura quando esta vem muito alterada. Quando o cliente identifica que houve vazamento interno de difícil localização em seu imóvel, ou quando houver erro de leitura ou quando o hidrômetro apresenta problema.

Tipos de vazamento

Vazamento visível: Válvula ou caixa de descarga; Eletrodomésticos ( máquina de lavar, bebedouros, etc); Caixas d`água: extravasor (ladrão) da caixa d`água ; Conexões/Tubulações expostas/aparentes; Vandalismo sem danificação do equipamento (ex.:torneira aberta); Mangueiras de jardim; Casa de máquinas para piscina; Torneiras, registros e chuveiros; Outros visíveis e não relacionados.


Vazamento oculto: Vazamento na estrutura do cavalete – conserto é de responsabilidade do SAMAE (vazamento contabilizado – após o hidrômetro); Vazamento não localizado em que foi necessário realizar tubulação/encanamentos novos; Vazamento identificado com uso de aparelhos geofone (escuta) e consertado; Tubulações /conexões enterradas ou embutidas em alvenaria/concreto; Outros ocultos não relacionados.

Requisitos Exigidos do Usuário

Para solicitar revisão de fatura no caso de vazamento oculto interno:

  • Comprovação do conserto do vazamento (fotos, vídeos, laudo do encanador, nota fiscal de serviço ou de peças);
  • Preencher e assinar a declaração de vazamento ( link para baixar o documento);
  • Foto da leitura após realizado o conserto.


Para solicitar revisão de fatura em caso de erro de leitura:

  • Foto da leitura do hidrômetro.


Importante:

Conforme determinação da Resolução Normativa 19/2019 – ARIS – Art. 89 – Nos casos de alto consumo devido a vazamentos ocultos nas instalações internas do imóvel e mediante a eliminação comprovada da irregularidade pelo usuário, o prestador de serviços aplicará desconto sobre o consumo excedente.

§1º No caso de vazamentos ocultos devidamente constatados pelo prestador de serviços, haverá o desconto de valor correspondente a até 70% (setenta por cento) do volume medido acima da média de consumo, limitado ao faturamento em que o prestador de serviços alertou o usuário, se for o caso.

§2º: Fica estabelecido que poderão ser revisadas no máximo 2 (duas) faturas sequenciais dentro do período correspondente a 12(doze) meses, para solicitação de usuários por motivo de volume excessivo de água fornecido no imóvel, decorrente de vazamento de difícil identificação.

§3º: O prazo de reclamação do usuário é de 45 (quarenta e cinco) dias contados a partir da data de leitura.

§4º Para obter o desconto referido no § 1º, o usuário deverá apresentar ao prestador de serviços, declaração de ocorrência do vazamento oculto e as providências tomadas para o reparo, juntando os documentos que comprovem sua realização.

§5º O prestador de serviços poderá realizar vistoria no imóvel para comprovação da ocorrência de vazamento oculto e do respectivo reparo.

§6º Por ocasião da ocorrência de quaisquer vazamentos de água ocultos devidamente comprovados, a cobrança da tarifa de esgoto deverá ocorrer com base na média de consumo de água dos últimos 6 (seis) meses.

§7º O usuário perderá o direito ao desconto, referido no §1º, se for comprovada a má fé ou negligência com a manutenção das instalações prediais sob sua responsabilidade.

Cliente poderá solicitar a revisão da fatura presencialmente na Rua Erwino Menegotti, 478 – Bairro Água Verde – Jaraguá do Sul – SC, através do atendimento eletrônico via Whatsapp (47)2106-9100 ou via WEBChat no site do Samae, munido dos documentos a cima relacionados.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço

– 30 dias


Forma de prestação do serviço

– O serviço é prestado pela equipe interna do Samae.


Prioridades de atendimento

Atendimento preferencial para gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo; pessoa idosa (acima de 60 anos); e portadores de necessidades especiais.


Contato e consulta ao processo

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – (Samae)
Rua Erwino Menegotti, 478 – Bairro: Água Verde – CEP: 89254-000
Telefone: (47) 2106-9100

WhatsApp: (47) 2106-9100
E-mail: atendimento@samaejs.com.br
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h