Data: 25/07/2020
Desde sábado (25 de julho), quem circular pelo calçadão da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca e na Praça Ângelo Piazera, no Centro, vai observar os novos contentores de resíduos disponibilizados pelo Samae. A autarquia da Prefeitura de Jaraguá do Sul substituiu os equipamentos que haviam sido instalados em vários pontos do calçadão há cerca de dez anos.
Por conta do desgaste provocado pelo uso e por ficarem expostos às intempéries causadas pelo tempo, o Samae decidiu pela substituição. “Essa região corresponde a uma área de grande movimentação de pessoas, uma vez que o comércio é fortemente ativo, além de compreender um dos principais cartões postais da cidade, e é de grande interesse do Município que sejam realizadas as melhorias necessárias para o acondicionamento de resíduos nessa área”, acrescenta a gerente de Resíduos Sólidos do Samae, Morgana Decker.
Os novos contentores têm capacidade de armazenar até mil litros de resíduos, e estão devidamente identificados quanto ao tipo de resíduos que devem ser acondicionados em cada contentor: Lixo Comum ou Reciclável. “Com esses novos contentores é esperado que haja uma menor exposição de sacos de lixos nesses locais, melhorando a imagem desta região, contribuindo com a limpeza das vias, reduzindo riscos de enchentes e proliferação de insetos, ratos, e outros vetores que possam trazer inclusive doenças à população”, destaca.
Para a presidente do Samae, Ana Carolina B. Silveira Figur, a substituição dos equipamentos é muito importante para oferecer melhores condições de acondicionamento dos resíduos gerados, principalmente, por moradores e por comerciantes da região central. No entanto, solicita o esforço de todos para que eles sejam usados corretamente. “A gente conta com a ajuda da população neste sentido. Lembrando que para este tipo de estrutura os resíduos já devem vir embalados em sacos plásticos”, destaca.
As unidades antigas que estavam instaladas nesses locais serão reformadas, dentro do possível, para que possam ser realocadas em outras áreas em que a utilização desta modalidade de coleta seja positiva.



