Informações Importantes

Diversos arquivos disponibilizados para o público
Orientações caixa de gordura

Orientações caixa de gordura

Impedir que a gordura se acumule nos canos e entupa as tubulações. Essa é a principal função da caixa de gordura, reservatório que separa o óleo da água proveniente das pias das casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais.

Se os canos ficarem obstruídos por falta de limpeza, por exemplo, podem gerar mau cheiro em ralos, atrair pragas e causar o transbordamento dos resíduos.

Por isso, o Samae orienta sobre a importância da limpeza da caixa de gordura. A manutenção periódica é rápida, principalmente em residências e pode ser feita pelo próprio morador.

Para limpar a caixa é simples: com uma pá ou pote é possível retirar a gordura do local. O resíduo pode ser colocado em uma sacola e descartado no lixo comum, desde que esteja em estado sólido e embalado em pequenas frações.

A recomendação é que seja realizada a drenagem desse resíduo, esperado o tempo de secagem do material, podendo ser adicionado cal para acelerar o processo, e quando o resíduo não estiver mais líquido, ensacar e colocar no lixo comum.

A limpeza da caixa deve ser feita:

Residências: a cada 6 meses.

Edifícios: a cada 3 meses.

Bares, lanchonetes, restaurantes e pousadas de pequeno porte: mensalmente.

Estabelecimentos de grande porte, como redes de fast food: semanalmente.

CONFIRA O MANUAL: https://www.samaejs.com.br/downloads/manual-caixa-de-gordura/