A Coordenadoria de Controle de Perdas gerencia as perdas de água no sistema abastecimento. As perdas no sistema de abastecimento de água representam a diferença entre o volume de água disponibilizado nas redes de abastecimento e a soma do volume registrado em todos os hidrômetros. Basicamente, as perdas correspondem ao volume de água que não chega ao cliente ou não é registrado pelos hidrômetros.
As perdas são divididas em duas categorias: perdas reais ou físicas, que são as perdas causadas por vazamentos ao longo das redes de abastecimento, onde esse volume de água é perdido antes de chegar aos hidrômetros dos clientes.
Já as perdas não físicas ou aparentes representam o volume de água consumindo pelos clientes, porém não é registrado ou faturado devido geralmente por problemas nos hidrômetros ou fraudes.
Ações de combate às perdas
As ações consistem em um compilado de tarefas em diferentes frentes. É extremamente necessário agir tanto em relação às perdas físicas quanto às aparentes, pois há uma tendência natural das perdas aumentarem se nenhuma ação for tomada. Portanto, para manter o nível das perdas equilibrado, já exige um esforço, e para reduzi-las, é necessário adicionar um esforço a mais.
Alguns exemplos das ações para combate às perdas, no Samae de Jaraguá do Sul são:
• Execução dos reparos dos vazamentos com qualidade;
• Substituição e melhoria da infraestrutura das redes e ramais de abastecimento;
• Controlar e estabilizar a pressão de forma a evitar grandes oscilações, máxima e mínima de pressão através de melhorias na infraestrutura de rede, reservatórios com distribuição por gravidade e válvulas redutoras de pressão;
• Monitorar vazões e pressões na rede de água por meio de telemetria e alarmes 24h, informando quaisquer anomalias na rede;
• Levantamento e análise dos dados, vazão e pressão para tomadas de decisão;
• Pesquisa ativa de vazamento não-visível, de acordo com os dados da telemetria e análise dos dados;
• Substituição periódica de hidrômetros, a fim de manter a precisão e a exatidão da medição da água faturada.
Controle de perdas no Samae Jaraguá do Sul
Há mais de 10 anos, o Samae trabalha e investe no combater às perdas. Temos a consciência do uso responsável da água e de todos os investimentos envolvidos desde a captação no rio e os processos de tratamento, que alcançam níveis excelentes de potabilidade e entrega aos clientes.
Se não existir um trabalho efetivo, a tendência é o aumento das perdas, ou seja, cada vez mais água é desperdiçada em vazamentos, o que eleva os custos do tratamento e reduz o faturamento de água devido ao desgaste dos hidrômetros.
No começo do programa de controle de perdas em 2011, as perdas estavam com índice de 41% e 387 litros por ligação por dia. Chegando em 2023, o índice diminuiu para 31% e 272 litros por ligação por dia.