O plano está disponível para consulta pública no site do Samae, e sugestões podem ser enviadas até 12 de julho
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Samae, promoveu a Audiência Pública do Plano de Segurança da Água (PSA), na última sexta-feira (27), no auditório da autarquia. O objetivo foi apresentar e discutir a elaboração e implementação do plano, que também integra o Plano de Emergência e Contingência do Samae.
Segundo o diretor técnico do Samae, Tuhã Schmitt do Evangelho, “a audiência pública foi um momento importante para promover o alinhamento de ideias e, principalmente, para coletar sugestões dos representantes das entidades e da sociedade. Destaco que o plano adota uma abordagem preventiva e de risco, abrangendo todas as etapas do ciclo da água: desde a captação da fonte hídrica, passando pela adução (transporte da água bruta), tratamento (remoção de contaminantes), reservação (armazenamento para distribuição) e, por fim, a distribuição aos consumidores”.
Além de detalhar o fluxo do sistema de abastecimento, o PSA é fundamental para identificar e avaliar perigos e eventos que possam comprometer a qualidade da água e, consequentemente, a saúde pública. Com base nessa análise de risco, o plano estabelece e implementa medidas preventivas para minimizar a probabilidade de ocorrência desses perigos, bem como medidas corretivas a serem adotadas caso ocorram falhas ou contaminações.
O diretor explicou ainda que, após a audiência, será feita uma análise das sugestões pela equipe técnica do Samae e, se necessário, serão realizadas adaptações no plano. O documento também permanecerá disponível no site do Samae até o dia 12 de julho, período em que ainda poderão ser enviadas sugestões pelo e-mail diretoria.tecnica@samaejs.com.br. Em seguida, ocorrerá a revisão final e, por fim, a publicação do plano.
Consulta ao plano: https://www.samaejs.com.br/downloads/audiencia-publica-plano-de-seguranca-da-agua/
Envio de sugestões: Até o dia 12 de julho, pelo e-mail diretoria.tecnica@samaejs.com.br




