Foram selecionados 14 trabalhos que destacam ações realizadas pela autarquia
O Samae de Jaraguá do Sul, por meio de integrantes da equipe técnica, estará participando do 52º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, que acontecerá de 20 a 24 de maio, em Ribeirão Preto/SP. Neste ano, durante o congresso, a Assemae também realizará a “XXVII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento”.
Durante a exposição, serão apresentados 14 trabalhos técnicos que foram produzidos pela equipe do Samae e que destacam ações realizadas pela autarquia. Cada trabalho faz parte de um eixo temático, sendo que a equipe técnica apresentará ações desenvolvidas nas seguintes temáticas: abastecimento de água; esgotamento sanitário; saneamento rural; limpeza pública e manejo de resíduos sólidos; educação ambiental, comunicação social e reponsabilidade social; gestão e redução de perdas de água, energia e eficiência energética; e governança, política e gestão dos serviços de saneamento básico.
Os trabalhos técnicos destacam o comprometimento do Samae com a prestação de serviços à comunidade, os avanços na gestão de recursos hídricos, o uso de tecnologias inovadoras no tratamento da água e do esgoto, assim como ações promovendo a sustentabilidade ambiental. As apresentações dos trabalhos técnicos selecionados são uma grande oportunidade para promover a troca de conhecimento entre os municípios, além de incentivar a prática de novos processos e tecnologias para a melhor gestão dos serviços públicos de saneamento básico.
A equipe técnica e o diretor-presidente do Samae e diretor de Comunicação da Assemae, Onésimo Sell, também participarão das mesas-redondas “Planejamento: Estágio atual do Plano Nacional de Saneamento Básico e os Planos Municipais de Saneamento” e “Disponibilidade de bons projetos: um diferencial na busca pela universalização dos serviços de saneamento básico” e do seminário especial “O papel essencial das mulheres no saneamento básico”.
Integram também a programação do Congresso painéis, palestras e minicursos, além de visitas técnicas. Outro destaque será a Feira de Saneamento, que reunirá as principais inovações tecnológicas de produtos e serviços.
Confira o título dos trabalhos que serão apresentados:
- Adequação de ETE em sistema UASB para sistema SBR em área urbana.
- Análise de dados de consumo e de ensaios de aferição na avaliação do desempenho de hidrômetros Q3=1,2.
- Desativação de ETE operante, construção de nova ETE e ampliação de sistema de coleta e tratamento de esgoto.
- Estudo de Caso: benefícios e desafios de um sistema flutuante para captação de água bruta.
- Impactos positivos na alteração no sistema de abastecimento de água de reservatórios de jusante para montante.
- Programa de coleta e destinação adequada do óleo vegetal de cozinha usado.
- Saneamento rural, a expansão do programa de tratamento no lote.
- Tecnologia e transparência na fiscalização de serviços de pavimentação no saneamento.
- Benefícios da ampliação de sistema de distribuição para eliminação de tratamentos isolados.
- Desafios e soluções da implantação de emissário de efluentes tratados para ETE em operação.
- Dificuldades na realização de obra em Estação de Tratamento de Água em operação.
- Parceria com cooperativas: avanços na reciclagem e inclusão social.
- Avaliação de alternativas para impermeabilização em unidades de uma Estação de Tratamento de Água.
- Estruturação e funcionamento do Conselho Municipal de Saneamento Básico: estudo de caso.


