SERVIÇOS

Conheça os serviços disponibilizados

BEM-VINDO À PÁGINA DE SERVIÇOS DO SAMAE

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O Samae atua com as quatro vertentes do saneamento básico: água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem.

Neste espaço, você vai encontrar, detalhadamente, os principais serviços disponibilizados pelo Samae, bem como a finalidade de cada um, os requisitos exigidos para ter acesso, as etapas do processo, a previsão e a forma de execução.

 

 

APROVAÇÃO DE PROJETOS HIDROSSANITÁRIOS DE EDIFICAÇÕES

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Finalidade

- Atender a um dos requisitos para fins de Emissão de Alvará de Construção ou Regularização de Obras junto a Prefeitura de Jaraguá do Sul, de edificações com área superior a 750,00m² ou acima de 2 pavimentos.

 

Resumo e orientações referentes ao processo:

- Os processos serão encaminhados de forma digital com arquivos a serem anexados pelo requerente em extensão PDF.

- Página de abertura de protocolo: Clique Aqui 
   Manual de abertura do processo: Manual 1DOC - Acesso Externo 1Doc

- Após abertura do protocolo é gerada a taxa de análise de projetos hidrossanitários.

- Prazo de análise: 10 dias consecutivos, após a comprovação de quitação da taxa.

 

Assinatura Eletrônica:

- Responsável Técnico: Obrigatória.

- Proprietário: Assinatura digital ou declaração de anuência assinada.

 

Dúvidas Frequentes:

- Projetos de Edificações: Capítulo 5 do Manual de Projetos Hidrossanitários

 

Arquivos solicitados (*obrigatório na abertura do protocolo):

1 – *Memorial de cálculo;

2 – *Projeto Hidrossanitário;

3 – Comprovante de pagamento da taxa: O processo é encaminhado para análise após a comprovação da quitação da taxa.

4 – ART ou RRT de projeto de rede/instalações hidrossanitárias de edificações;

5 – Declaração de anuência;

 

Manuais e arquivos para consulta e download:

- Manual de Projetos Hidrossanitários

- Anexos do Manual

- Regulamento do Samae

 

Contato e consulta ao processo

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - (Samae)
Rua Erwino Menegotti, 478 - Bairro: Água Verde - CEP: 89254-000
Telefone: (47) 2106-9124/2106-9110
E-mail: projetos@samaejs.com.br
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

APROVAÇÃO DE PROJETOS HIDROSSANITÁRIOS DE LOTEAMENTOS E DESMEMBRAMENTOS

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Finalidade

- Aprovação de projetos hidrossanitários referentes a parcelamentos de solo no município de Jaraguá do Sul.

 

Resumo e orientações referentes ao processo:

- Os processos serão encaminhados de forma digital com arquivos a serem anexados pelo requerente em extensão PDF.

- Página de abertura de protocolo: Clique Aqui 
   Manual de abertura do processo: Manual 1DOC - Acesso Externo 1Doc

- Após abertura do protocolo é gerada a taxa de análise de projetos hidrossanitários.

- Prazo de análise: 30 dias consecutivos, após a comprovação de quitação da taxa.

 

Assinatura Eletrônica:

- Responsável Técnico: Obrigatória.

- Proprietário: Assinatura digital ou declaração de anuência assinada.

 

Dúvidas Frequentes:

- Projetos de Loteamentos/Desmembramentos: Capítulos 6 e 7 do Manual de Projetos Hidrossanitários

 

Arquivos solicitados (*obrigatório na abertura do protocolo):

1 – *Memorial/Planilhas de cálculo água e esgoto;

2 – *Projeto Hidrossanitário;

3 – Comprovante de pagamento da taxa: O processo é encaminhado para análise após a comprovação da quitação da taxa;

4 – ART ou RRT de projeto de rede/instalações hidrossanitárias de loteamentos/desmembramentos;

5 – Declaração de anuência;

 

Manuais e arquivos para consulta e download:

- Manual de Projetos Hidrossanitários

- Anexos do Manual

- Regulamento do Samae

 

Contato e consulta ao processo

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - (Samae)
Rua Erwino Menegotti, 478 - Bairro: Água Verde - CEP: 89254-000
Telefone: (47) 2106-9124/2106-9110
E-mail: projetos@samaejs.com.br
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

CONSULTAS OU VIABILIDADES TÉCNICAS

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Finalidade

- Emissão de declaração/ viabilidade técnica de empreendimentos, ruas com atendimento de rede coletora de esgoto ou água, jusante ou montante de captação, outras declarações p/ fins diversos.

 

Assunto do Protocolo: “Setor de Projetos - Consultas ou Viabilidades”:

- Informações/Declarações - Edificações

- Informações/Declarações - Loteamentos/desmembramentos

- Informações/Declarações - Rede de água/esgoto

 

Resumo e orientações referentes ao processo:

- Página de abertura de protocolo: Clique Aqui 
   Manual de abertura do processo: Manual 1DOC - Acesso Externo 1Doc

- Protocolo não possui taxa.

 

Requisitos e Documentos obrigatórios:

1 – Dados e informações iniciais do imóvel/logradouro.

2 – Croqui de localização ou imagem com a localização do imóvel.

3 – Dados e informações iniciais do empreendimento.

 

Manuais e arquivos para consulta e download:

- Manual de Projetos Hidrossanitários

- Anexos do Manual

- Regulamento do Samae

 

Contato e consulta ao processo

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - (Samae)
Rua Erwino Menegotti, 478 - Bairro: Água Verde - CEP: 89254-000
Telefone: (47) 2106-9124/2106-9110
E-mail: projetos@samaejs.com.br
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

DESLIGAMENTO

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Finalidade

Desligamento definitivo no fornecimento de água, onde é retirado toda instalação predial à rede de distribuição de água.

Requisitos Exigidos do Usuário

- Solicitação deve ser feita no atendimento comercial, pelo proprietário do imóvel com a última leitura em mãos;
- Os débitos serão cobrados num boleto chamado conta final;
- RG e CPF do proprietário do imóvel.


Etapas do Processo

  1. Abertura do pedido com a documentação exigida;
  2. Geração do requerimento de desligamento;
  3. Emissão e pagamento do boleto da conta final;
  4. Geração da ordem de serviço para desligamento.


Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço

- O desligamento no local depende da data de pagamento do boleto final.
- Prazo de execução do desligamento, após o pagamento, em até 24 horas.


Forma de prestação do serviço

- O serviço é executado pela equipe da Diretoria de Obras.

Prioridades de atendimento

Atendimento preferencial para gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo; pessoa idosa (acima de 60 anos); e portadores de necessidades especiais.


Contato e consulta ao processo

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - (Samae)
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Telefone: (47) 2106-9100

WhatsApp: (47) 2106-9100
E-mail: atendimento@samaejs.com.br
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

EMISSÃO DA SEGUNDA VIA DA FATURA

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Finalidade

Retirada de segunda via de fatura, paga ou não.


Requisitos Exigidos do Usuário

- Informar apenas os números da sua Matrícula, que se encontra na parte superior da sua fatura de água ou CPF do titular ou o endereço correto.


Etapas do Processo

Cliente poderá solicitar presencialmente a emissão da 2ª via, ou retirar no Site do Samae.


Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço

- Imediato


Forma de prestação do serviço

- O serviço é prestado por equipe de atendimento interno do Samae.


Prioridades de atendimento

Atendimento preferencial para gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo; pessoa idosa (acima de 60 anos); e portadores de necessidades especiais.


Contato e consulta ao processo

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - (Samae)
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Telefone: (47) 2106-9100

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E-mail: atendimento@samaejs.com.br
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

LIGAÇÕES DE ÁGUA, ESGOTO, RESÍDUOS SÓLIDOS

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Finalidade

Solicitação para implantar um conjunto de tubulações e equipamentos para ligar a instalação predial à rede de distribuição de Água e Esgoto. Solicitação para cadastrar o imóvel para cobrança da tarifa dos resíduos sólidos.


Requisitos Exigidos do Usuário

- Documentos descritos no Art. 60 do regulamento do Samae; 
- Contrato de compra e venda, escritura ou matrícula do imóvel;
- Identidade e CPF;
- Alvará de construção ou IPTU.


Etapas do Processo

  1. Obrigatoriamente o requerente deverá solicitar o serviço no presencialmente na sede do Samae;
  2. Preparar o padrão de ligação de água conforme "Manual de Instalação de Caixa Padrão" entregue ao requerente junto a solicitação, após executado o padrão, comunica-se o Samae presencialmente ou por meio do telefone.


Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço

- Prazo de ligação de água/esgoto em até 10 dias úteis;
- Cadastro somente para cobrança de Resíduos sólidos é ativado de imediato.


Forma de prestação do serviço

- Os serviços são prestados pela Diretoria de Obras.


Prioridades de atendimento

Atendimento preferencial para gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo; pessoa idosa (acima de 60 anos); e portadores de necessidades especiais.


Contato e consulta ao processo

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Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

MUDANÇA DE TITULARIDADE

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Finalidade

Alteração do titular que consta nos dados cadastrais do imóvel e na fatura, somente podendo ser alterado para o proprietário.


Requisitos Exigidos do Usuário

Pessoa Física:
-  Contrato de compra e venda ou Escritura ou matricula imobiliária atualizada;
- RG e CPF.

Pessoa Jurídica:
- Contrato de compra e venda ou Escritura ou matricula imobiliária atualizada;
- Contrato social da Empresa, RG e CPF de um dos representantes e Cartão CNPJ.


Etapas do Processo

  1. A solicitação deverá ser feita no atendimento comercial com documentação exigida;
  2. Análise da documentação pela atendente e estando correta, registra-se o atendimento e realiza-se a alteração;
  3. Alteração realizada, faz-se digitalização dos documentos e inclui no sistema.


Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço

- Imediato


Forma de prestação do serviço

- O serviço é prestado pela equipe interna do Samae.


Prioridades de atendimento

Atendimento preferencial para gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo; pessoa idosa (acima de 60 anos); e portadores de necessidades especiais.


Contato e consulta ao processo

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Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

NÃO RECEBIMENTO DA FATURA DE SANEAMENTO

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Finalidade

Contestação do cliente em relação à entrega da fatura do mês no imóvel, informando que não recebeu a fatura.


Requisitos Exigidos do Usuário

- O cliente procura o atendimento comercial para emissão de 2ª via da fatura informando que a conta não foi deixada no imóvel. A 2ª via também poderá ser emitida pelo site do Samae no  Endereço Eletrônico.


Etapas do Processo

  1. Necessário que imóvel tenha caixa de correio para entrega de fatura, sendo identificado que possui e a conta não foi deixado no local é aberto verificação junto a empresa prestadora de serviço para identificar o qual o impedimento da fatura.


Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço

- 30 dias.


Forma de prestação do serviço

- O serviço de emissão da 2ª via é prestado pela equipe interna do Samae e, também pelo Site do Samae.


Prioridades de atendimento

Atendimento preferencial para gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo; pessoa idosa (acima de 60 anos); e portadores de necessidades especiais.


Contato e consulta ao processo

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PARCELAMENTO

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Finalidade

Parcelamento dos débitos vencidos em até 12x, com entrada de pelo menos 10% do valor do débito.


Requisitos Exigidos do Usuário

- Somente o proprietário do imóvel ou parente de 1º grau poderá solicitar o parcelamento;
- Apresentar RG E CPF ou CNH.


Etapas do Processo

  1. A solicitação deverá ser feita de forma presencial na sede do Samae pelo proprietário ou parente de 1º grau com documentação exigida;
  2. Análise da documentação pela atendente e estando correta, registra-se o atendimento e poderá ser realizada o parcelamento do débito;
  3. Faz-se cópia da documentação e solicita-se a assinatura do cliente no termo de acordo e confissão de dívida;
  4. Entrega -se cópia dos documentos ao cliente e boleto para pagamento da entrada.


Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço

- Imediato.


Forma de prestação do serviço

- O serviço é prestado pela equipe interna do Samae


Prioridades de atendimento

Atendimento preferencial para gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo; pessoa idosa (acima de 60 anos); e portadores de necessidades especiais.


Contato e consulta ao processo

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Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

RECLAMAÇÕES DE SERVIÇOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS

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Finalidade

Solucionar reclamações referentes aos serviços de resíduos sólidos, incluindo problemas de coleta domiciliar e/ou seletiva, situações adversas de dano ao patrimônio causado pelos veículos de coleta, dentre outras situações em decorrência de algum fator apresentado pelo cliente.


Requisitos Exigidos do Usuário

O cliente dever vir ao Samae ou ligar para o Samae e informar:

  1. Matrícula;
  2. Nome ou endereço da fatura de resíduos sólidos.


Etapas do Processo

1. Abertura de reclamação de resíduos sólidos junto ao setor comercial do Samae via atendimento presencial e/ou por telefone;

2. Encaminhamento para o setor de Resíduos Sólidos do Samae;

3. Análise da situação e resolução do problema incluindo, quando necessário:

           - Verificação no sistema do Samae;
           - Verificação no local;
           - Encaminhamento para a empresa contratada pelo serviço tomar providências.

4. Encerramento da solicitação.


Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço

- Geralmente com prazo máximo de 10 dias.


Forma de prestação do serviço

- O serviço é prestado pela equipe do setor de Resíduos Sólidos do Samae.  


Prioridades de atendimento

Atendimento preferencial para gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo; pessoa idosa (acima de 60 anos); e portadores de necessidades especiais.


Contato e consulta ao processo

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Telefone: (47) 2106-9100

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Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

RELIGAÇÃO DE CORTE DE CAVALETE

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Finalidade

Religação no cavalete predial do imóvel, para que haja o restabelecimento no fornecimento de água.


Requisitos Exigidos do Usuário

- Necessário quitar os débitos constantes do comunicado de débito


Etapas do Processo

  1. Apresentar faturas pagas ou não constar em aberto no sistema;
  2. Geração da ordem de serviço de religação;


Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço

- Execução em até 24 horas.


Forma de prestação do serviço

- O serviço é prestado pela equipe da Diretoria de Obras.


Prioridades de atendimento

Atendimento preferencial para gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo; pessoa idosa (acima de 60 anos); e portadores de necessidades especiais.


Contato e consulta ao processo

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Telefone: (47) 2106-9100

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Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

RELIGAÇÃO DE CORTE RAMAL

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Finalidade

Religação no ramal predial do imóvel, para que haja o restabelecimento no fornecimento de água.


Requisitos Exigidos do Usuário

- Necessário que todos os débitos vencidos estejam quitados para solicitar a religação de ramal;
- Somente o proprietário pode solicitar a religação corte ramal.


Etapas do Processo

  1. Apresentar faturas pagas ou não constar débito em aberto no sistema;
  2. Emitir contrato de religação;
  3. Geração da Ordem de serviço de religação;

Quem não tem o padrão novo, a religação é feita no cavalete e cliente levará a caixinha padrão para que seja executada em 60 dias.


Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço

- Execução em até 48 horas.


Forma de prestação do serviço

- O serviço é executado pela Diretoria de Obras


Prioridades de atendimento

Atendimento preferencial para gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo; pessoa idosa (acima de 60 anos); e portadores de necessidades especiais.


Contato e consulta ao processo

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Telefone: (47) 2106-9100

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Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

REVISÃO DE COBRANÇA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

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Finalidade

Verificar a necessidade de cobrança dos serviços de coleta de resíduos sólidos, em decorrência de algum fator apresentado pelo cliente e do tipo de imóvel em questão.


Requisitos Exigidos do Usuário

  • Abertura de Vistoria de Resíduos Sólidos junto ao atendimento comercial do Samae;
  • Atendimento aos critérios da Lei Nº 7.552/2017 - Cria o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, Autoriza a Cobrança de Tarifa de Manejo de Resíduos (TMR);
  • Atendimento aos critérios da Lei Complementar Nº 212/2017 - Cria a Tarifa do Serviço Público de Manejo de Resíduos.


Etapas do Processo

  • Abertura de Vistoria de Resíduos Sólidos junto ao setor comercial do Samae via atendimento presencial e/ou por telefone;
  • Encaminhamento para o setor de Resíduos Sólidos do Samae;
  • Vistoria no local;
  • Encerramento da solicitação e revisão da cobrança quando evidenciada situação passível de isenção de cobrança.


Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço

Geralmente com prazo máximo de 10 dias.


Forma de prestação do serviço    

O serviço é prestado pela equipe do setor de Resíduos Sólidos do Samae.  


Prioridades de atendimento

Atendimento preferencial para gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo; pessoa idosa (acima de 60 anos); e portadores de necessidades especiais.


Contato e consulta ao processo

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - (Samae)
Rua Erwino Menegotti, 478 - Bairro: Água Verde - CEP: 89254-000
Telefone: (47) 2106-9100

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Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

REVISÃO DE FATURA POR VAZAMENTO

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Finalidade

Benefício de recálculo de fatura quando esta vem muito alterada. Quando o cliente identifica que houve vazamento interno de difícil localização em seu imóvel, ou quando houver erro de leitura ou quando o hidrômetro apresenta problema.

 

 

Tipos de vazamento

 

Vazamento visível: Válvula ou caixa de descarga; Eletrodomésticos ( máquina de lavar, bebedouros, etc); Caixas d`água: extravasor (ladrão) da caixa d`água ; Conexões/Tubulações expostas/aparentes; Vandalismo sem danificação do equipamento (ex.:torneira aberta); Mangueiras de jardim; Casa de máquinas para piscina; Torneiras, registros e chuveiros; Outros visíveis e não relacionados.


Vazamento oculto: Vazamento na estrutura do cavalete - conserto é de responsabilidade do SAMAE (vazamento contabilizado - após o hidrômetro); Vazamento não localizado em que foi necessário realizar tubulação/encanamentos novos; Vazamento identificado com uso de aparelhos geofone (escuta) e consertado; Tubulações /conexões enterradas ou embutidas em alvenaria/concreto; Outros ocultos não relacionados.

 

 

Requisitos Exigidos do Usuário

 

Para solicitar revisão de fatura no caso de vazamento oculto interno:

-Comprovação do conserto do vazamento (fotos, vídeos, laudo do encanador, nota fiscal de serviço ou de peças);
-Preencher e assinar a Declaração de Ocorrência de Vazamento Oculto (Clique aqui para baixar o arquivo);
-Foto da leitura após realizado o conserto.

 

Para solicitar revisão de fatura em caso de erro de leitura:

-Foto da leitura do hidrômetro.

 

Importante:

 

Conforme determinação da Resolução Normativa 19/2019 - ARIS - Art. 89 - Nos casos de alto consumo devido a vazamentos ocultos nas instalações internas do imóvel e mediante a eliminação comprovada da irregularidade pelo usuário, o prestador de serviços aplicará desconto sobre o consumo excedente.

 

§1º No caso de vazamentos ocultos devidamente constatados pelo prestador de serviços, haverá o desconto de valor correspondente a até 70% (setenta por cento) do volume medido acima da média de consumo, limitado ao faturamento em que o prestador de serviços alertou o usuário, se for o caso.

 

§2º: Fica estabelecido que poderão ser revisadas no máximo 2 (duas) faturas sequenciais dentro do período correspondente a 12(doze) meses, para solicitação de usuários por motivo de volume excessivo de água fornecido no imóvel, decorrente de vazamento de difícil identificação.

 

§3º: O prazo de reclamação do usuário é de 45 (quarenta e cinco) dias contados a partir da data de leitura.

 

§4º Para obter o desconto referido no § 1º, o usuário deverá apresentar ao prestador de serviços, declaração de ocorrência do vazamento oculto e as providências tomadas para o reparo, juntando os documentos que comprovem sua realização.

 

§5º O prestador de serviços poderá realizar vistoria no imóvel para comprovação da ocorrência de vazamento oculto e do respectivo reparo.

 

§6º Por ocasião da ocorrência de quaisquer vazamentos de água ocultos devidamente comprovados, a cobrança da tarifa de esgoto deverá ocorrer com base na média de consumo de água dos últimos 6 (seis) meses.

 

§7º O usuário perderá o direito ao desconto, referido no §1º, se for comprovada a má fé ou negligência com a manutenção das instalações prediais sob sua responsabilidade.

 

Cliente poderá solicitar a revisão da fatura presencialmente na Rua Erwino Menegotti, 478 - Bairro Água Verde - Jaraguá do Sul - SC, através do atendimento eletrônico via Whatsapp (47)2106-9100 ou via WEBChat no site do Samae, munido dos documentos a cima relacionados.

 

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço

- 30 dias


Forma de prestação do serviço

- O serviço é prestado pela equipe interna do Samae.


Prioridades de atendimento

Atendimento preferencial para gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo; pessoa idosa (acima de 60 anos); e portadores de necessidades especiais.


Contato e consulta ao processo

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - (Samae)
Rua Erwino Menegotti, 478 - Bairro: Água Verde - CEP: 89254-000
Telefone: (47) 2106-9100

WhatsApp: (47) 2106-9100
E-mail: atendimento@samaejs.com.br
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

SOLICITAÇÃO DE ENTREGA DE SACOS VERDES

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Finalidade

Solicitação de entrega de sacos verdes quando do não recebimento do kit durante as semanas de distribuição.


Requisitos Exigidos do Usuário

- Abertura de Vistoria de Resíduos Sólidos junto ao atendimento comercial do Samae;
- Praticar a separação dos materiais recicláveis.


Etapas do Processo

  1. Abertura de solicitação para entrega de saco verde junto ao setor comercial do Samae via atendimento presencial e/ou por telefone;
  2. Encaminhamento para o setor de Resíduos Sólidos do Samae;
  3. Verificação no sistema quanto ao número de economias do solicitante;
  4. Para residências unifamiliares e comércios, o fiscal do Samae realiza a entrega do kit de sacos verdes;
  5. Para condomínios, é explicado o procedimento de retirada dos sacos verdes na sede do Samae, a partir o qual o sindico, a administradora do condomínio, ou o responsável pelo condomínio faz a retirada e distribui para todos os moradores da unidade;
  6. Encerramento da solicitação.


Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço

- Geralmente com prazo máximo de 10 dias. 


Forma de prestação do serviço

- O serviço é prestado pela equipe do setor de Resíduos Sólidos do Samae.  


Prioridades de atendimento

Atendimento preferencial para gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo; pessoa idosa (acima de 60 anos); e portadores de necessidades especiais.


Contato e consulta ao processo

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - (Samae)
Rua Erwino Menegotti, 478 - Bairro: Água Verde - CEP: 89254-000
Telefone: (47) 2106-9100

WhatsApp: (47) 2106-9100
E-mail: atendimento@samaejs.com.br
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

SOLICITAÇÃO DE ORDENS DE SERVIÇOS DIVERSAS

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Finalidade

Solicitação para manutenção e/ou conserto e/ou reclamações.


Requisitos Exigidos do Usuário

- Matrícula da fatura ou Endereço ou nome do titular;
- Nome do solicitante;
- Contato telefônico do solicitante.


Etapas do Processo

  1. O requerente deverá solicitar o serviço presencialmente ou por telefone;
  2. Informar o endereço completo, nome e telefone do solicitante e o ocorrido;
  3. O atendente abre a Ordem de Serviço e esta é repassada para a Diretoria de obras, onde é roteirizada e repassada para a equipe de execução de serviços de cada área.


Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço

- O tempo de execução depende do serviço solicitado


Forma de prestação do serviço

- Os serviços são executados, geralmente, pelas equipes da Diretoria de Obras e da Diretoria de Resíduos Sólidos.


Prioridades de atendimento

Atendimento preferencial para gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo; pessoa idosa (acima de 60 anos); e portadores de necessidades especiais.


Contato e consulta ao processo

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - (Samae)
Rua Erwino Menegotti, 478 - Bairro: Água Verde - CEP: 89254-000
Telefone: (47) 2106-9100

WhatsApp: (47) 2106-9100
E-mail: atendimento@samaejs.com.br
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

VERIFICAÇÃO DE FALTA DE ÁGUA

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Finalidade

Pedido para verificação de interrupção do fornecimento de água no local.


Requisitos Exigidos do Usuário

- Matrícula
- Endereço
- Telefone de contato
- Nome


Etapas do Processo

  1. O requerente deverá solicitar o serviço ao Samae presencialmente ou por telefone;
  2. Informar o endereço completo, nome e telefone do solicitante e o ocorrido;
  3. O atendente abre a Ordem de Serviço e esta é repassada para o setor de obras, onde é roteirizada e repassada a equipe da área para verificar.


Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço

- Em até 24 horas.


Forma de prestação do serviço

- A verificação é feita pela equipe da Diretoria de Obras.


Prioridades de atendimento

Atendimento preferencial para gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo; pessoa idosa (acima de 60 anos); e portadores de necessidades especiais.


Contato e consulta ao processo

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - (Samae)
Rua Erwino Menegotti, 478 - Bairro: Água Verde - CEP: 89254-000
Telefone: (47) 2106-9100

WhatsApp: (47) 2106-9100
E-mail: atendimento@samaejs.com.br
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

TARIFA SOCIAL

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Finalidade

Benefício destinado para pessoas de baixa renda para pagamento das tarifas de água, esgoto e taxa de coleta de lixo com o valor reduzido através da Lei Municipal nº 3.836 de 06/06/2005.


Requisitos Exigidos do Usuário

- Matrícula do Registro Imobiliário, escritura ou contrato de compra e venda em nome do consumidor;
- comprovante de Renda Familiar;
- Declaração que não possui veículo e linha telefônica.


Etapas do Processo

  1. Procurar o atendimento com os documentos necessários para abertura do requerimento para análise sendo este deferido, ou não, pelo setor comercial.
  2. É aberto uma ordem de serviço para vistoria in loco.
  3. Após o deferimento, faz-se a alteração para economia/categoria social.


Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço

- 30 dias


Forma de prestação do serviço

- O serviço é prestado pela equipe interna do Samae.


Prioridades de atendimento

Atendimento preferencial para gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo; pessoa idosa (acima de 60 anos); e portadores de necessidades especiais.


Contato e consulta ao processo

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - (Samae)
Rua Erwino Menegotti, 478 - Bairro: Água Verde - CEP: 89254-000
Telefone: (47) 2106-9100

WhatsApp: (47) 2106-9100
E-mail: atendimento@samaejs.com.br
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

SOLICITAÇÃO DE VISTORIAS DE EDIFICAÇÕES OU LOTEAMENTOS

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Finalidade

- Emissão de declaração para Fins de Habite-se (Edificações) e Termo de Doação (Conclusão de Obras) de redes de esgoto e água tratada no caso de loteamentos.

 

Resumo e orientações referentes ao processo:

- Página de abertura de protocolo: Clique Aqui 
   Manual de abertura do processo: Manual 1DOC - Acesso Externo 1Doc

- Protocolo não possui taxa.

- Prazo para agendamento de vistorias: 30 dias consecutivos para Loteamentos e 10 dias consecutivos para edificações, após a abertura do protocolo.

 

Dúvidas Frequentes:

- Vistorias: Capítulo 9 do Manual de Projetos Hidrossanitários.

 

Requisitos e Documentos obrigatórios:

1 – Edificação ou Loteamento deve possuir Projeto Hidrossanitário aprovado e as obras/instalações de água e esgoto devem estar concluídas e em conformidade com os projetos aprovados.

2 – Projeto de “As Built” (Como construído), no caso de loteamento.

3 – Informar endereço completo da obra.

4 – Informar nome e contato telefônico de quem irá acompanhar a vistoria no caso de Edificações.

 

Manuais e arquivos para consulta e download:

- Manual de Projetos Hidrossanitários

- Anexos do Manual

- Regulamento do Samae

 

Contato e consulta ao processo

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - (Samae)
Rua Erwino Menegotti, 478 - Bairro: Água Verde - CEP: 89254-000
Telefone: (47) 2106-9124/2106-9110
E-mail: projetos@samaejs.com.br
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

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