Prefeitura e Samae reforçam compromisso com o meio ambiente e incentivam o consumo consciente
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, o Samae e a Comissão Organizadora da 35ª Schützenfest irão promover mais uma edição da maior festa de atiradores do Brasil com foco na sustentabilidade, reforçando o compromisso com práticas ambientais responsáveis. Além dos dispensadores de copos espalhados pelos pavilhões, a grande novidade deste ano é a instalação de 12 bebedouros de água potável, que estarão disponíveis gratuitamente para o público em diversos pontos da festa.
O diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, explica que “os bebedouros estarão posicionados em quatro áreas estratégicas, onde os visitantes poderão se hidratar utilizando seus próprios copos ou o tradicional caneco de chope, fortalecendo a cultura de sustentabilidade e o uso consciente dos recursos. Além de promover o consumo consciente e reduzir a geração de resíduos, a iniciativa busca incentivar um equilíbrio entre o consumo de chope e de água, contribuindo para uma experiência mais saudável e responsável durante o evento”.
Assim como em edições anteriores, a autarquia também será responsável pela coleta seletiva dos resíduos gerados durante a festa, garantindo que todos os materiais recicláveis tenham destinação correta às cooperativas credenciadas pelo Samae. Em 2019, quase nove toneladas de materiais recicláveis foram coletadas durante a festa e encaminhadas para as cooperativas de reciclagem. Em 2020 e 2021, a festa não foi realizada devido à pandemia.
Em 2022, foram coletadas quase sete toneladas; em 2023, mais de sete toneladas; e em 2024, foram 9,94 toneladas, ou seja, quase 10 toneladas. “Esses números mostram que a participação do público no descarte correto dos materiais é fundamental, sendo uma ação simples que faz toda a diferença para a sustentabilidade”, destaca o diretor de Gestão Urbana da autarquia, Deverson Simioni.
O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Paulo Chiodini, reforça que “com essas ações, a Prefeitura, o Samae e a Comissão Organizadora da festa reafirmam seu papel no fomento a práticas sustentáveis dentro de um dos maiores eventos culturais da região”. A coleta seletiva e os bebedouros gratuitos demonstram que é possível unir tradição, diversão e responsabilidade ambiental, estimulando atitudes que fazem a diferença para o planeta e para a comunidade.




