Notícias

Saiba mais sobre os acontecimentos e o andamento dos projetos do SAMAE
Samae recebe Selo Signatário do Movimento Nacional ODS de Sustentabilidade

Samae recebe Selo Signatário do Movimento Nacional ODS de Sustentabilidade

A autarquia foi certificada com o selo por promover ações que contribuem com o ODS 6 – Água Potável e Saneamento Básico

Referência na área de saneamento básico, o Samae de Jaraguá do Sul recebeu o Selo Signatário 2024 do Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS Santa Catarina. O movimento tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, sendo sua missão mobilizar pessoas e organizações para a realização de práticas que contribuam para o atendimento das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e visando cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foi assinado por vários países e são um apelo à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Segundo a coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente da autarquia, Déborah Alflen, “o Samae foi certificado com o selo por promover ações que contribuem com o ODS 6 – Água Potável e Saneamento Básico, que visa garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos. Como uma autarquia dedicada ao saneamento básico, é nossa responsabilidade primordial cumprir as metas estabelecidas no Plano Municipal de Saneamento Básico. Além disso, estamos comprometidos em aderir às diretrizes do novo marco legal do Saneamento, que reforça a importância da eficiência e da universalização dos serviços”, destaca.

Alflen explica que “para cumprir esses compromissos, o Samae implementou estratégias e investimentos que visam melhorar e expandir a infraestrutura de saneamento. Estamos empenhados em garantir que todos os residentes tenham acesso a serviços de água potável, coleta e tratamento de esgoto, contribuindo assim para a saúde pública, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável de nossa comunidade, finaliza”.

Saiba quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome zero e agricultura sustentável
  3. Saúde e bem-estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energia limpa e acessível
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação