Notícias

Saiba mais sobre os acontecimentos e o andamento dos projetos do SAMAE
Samae realiza reunião com representantes do BRDE

Samae realiza reunião com representantes do BRDE

O objetivo é captar recursos para a construção da nova ETE Centenário

Na manhã desta sexta-feira (23), o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, realizou reunião com o diretor-presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, com o superintendente do BRDE, Marcone Souza Melo, com o deputado federal Carlos Chiodini, com o deputado estadual Antídio Lunelli, com o prefeito Jair Franzner e com a equipe técnica do BRDE, do Samae e da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

O objetivo foi apresentar o projeto da nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Centenário, visando a captação de recursos para a execução da obra. Segundo Onésimo “com a construção da nova ETE Centenário será possível ampliar a cobertura de tratamento de esgoto no município contemplando também os bairros João Pessoa, Vieira e Centenário, que ainda não possuem rede coletora de esgoto sanitário”.

Foram apresentados dados do projeto como a extensão de rede projetada que será de 40 Km, serão atendidas mais de 6.500 economias e instaladas 31 estações elevatórias de esgoto, sendo que o investimento estimado é de R$ 54 milhões. O deputado federal Carlos Chiodini, explicou que “essa é uma obra de grande porte, mas muito necessária. Por isso, a captação junto ao BRDE, facilita a sua viabilidade. A visita da equipe do presidente do Banco também proporciona mais conhecimento do projeto e claro, da necessidade da realização dela”.

O deputado estadual Antídio Lunelli, destacou a qualidade do serviço prestado pelo Samae no munícipio e salientou que “Jaraguá do Sul é uma das cidades com um dos melhores índices de esgoto tratado de Santa Catarina e do Brasil e para manter esse índice e melhorar cada vez mais, é preciso continuar investindo”.

Para o prefeito Jair Franzner “esse encontro com o presidente do BRDE foi muito positivo, pois conseguimos explicar a ele a importância e a necessidade desta obra, para ampliarmos ainda mais a coleta e o tratamento do esgoto produzido pela população destes bairros que ainda não possuem o sistema. Estamos muito otimistas e esperamos conseguir os recursos para este grande projeto”, enfatizou.