Uma das obras mais complexas na rede de esgotamento sanitário de Jaraguá do Sul foi concluída. Trata-se da rede coletora de esgoto implantada em um trecho da Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. Falta apenas a recuperação de alguns trechos do passeio público (calçada), que serão feitos nesta quarta-feira (30), mas as três pistas de rolamento da via já foram liberadas. O trabalho iniciou no dia 10 de janeiro de 2022 e foi concluído agora no final de março.
De acordo com o diretor de obras do Samae, Nilton Fazolo, esta foi uma das instalações mais difíceis devido a necessidade de escavações profundas em terreno rochoso e do movimento intenso de veículos e pedestres. “Estamos satisfeitos, pois apesar das adversidades o serviço foi executado sem nenhum incidente. A equipe se saiu muito bem”, elogia.
Fazolo observa que há outros locais igualmente complicados onde será implantada a rede coletora de esgoto. “É o caso dos bairros Três Rios do Sul e Três rios do Norte, devido as distâncias até a Estação de Tratamento”, explica. A primeira etapa já foi licitada e deve iniciar em breve, compreende 324 economias e mais de 5 km de redes de esgoto nas ruas August Grützmacher, Helmuth Manske, Otto Schwarz, Roberto Ziemann e Augusto Schwars, com valor estimado de R$ 5,9 milhões de recursos próprios do Samae. Já a segunda etapa que deve custar cerca de R$ 15 milhões, aguarda a liberação dos recursos pelo governo de Santa Catarina para ser licitada. “Nesta segunda etapa serão mais 21,5 km de redes de esgoto”, completa Nilton Fazolo.
