Os serviços estão sendo prestados por empresa terceirizada nos bairros Centenário, João Pessoa e Vieira
Com o objetivo de ampliar a cobertura de tratamento de esgoto no município, o Samae de Jaraguá do Sul, por meio de empresa terceirizada, está realizando os serviços de campo, incluindo levantamento topográfico e sondagem do solo, para a elaboração de projeto de redes coletoras de esgoto sanitário. Este levantamento faz parte do projeto executivo que está em elaboração para a implantação de redes coletoras de esgoto nos bairros Centenário, João Pessoa e Vieira, que ainda não possuem essa infraestrutura.
A coordenadora do setor de Projetos e Fiscalização da autarquia, Morgana Decker, explica que “para elaborar o projeto das redes de esgoto sanitário, é preciso conhecer a topografia do local, as características do terreno, os desníveis, a espessura das camadas que compõem o solo e outros detalhes essenciais para dimensionar corretamente as redes, com o intuito de saber o fluxo das redes e onde serão necessárias a implantação de estações elevatórias de esgoto. Estes dados são obtidos a partir dos levantamentos de campo que estão sendo realizados. A estimativa é que sejam implantados 40km de redes de esgoto, que, posteriormente, serão conectadas à nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Centenário, e que irão atender mais de 6.500 economias”, destaca.
A previsão é de que os serviços de topografia e sondagem sejam concluídos no próximo mês, com um investimento de cerca de R$ 185 mil, oriundos de recursos próprios do Samae. Com a finalização destes serviços, a empresa contratada irá começar a desenvolver o projeto de redes de esgoto. Com a implantação de redes de esgoto nesses bairros, será possível aumentar o índice de cobertura de coleta e tratamento de esgoto sanitário no município. Jaraguá do Sul já é referência no tratamento de esgoto, tendo um índice atual aproximado de 90% de cobertura.



