Formação reforça conteúdos trabalhados com os estudantes em sala de aula
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Samae e da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, nesta terça-feira (27), uma capacitação para os professores da Rede Municipal de Ensino que atuam como regentes do Programa de Educação e Valorização da Água (Proeva).
A capacitação teve início com uma visita ao Espaço de Memória do Samae e à Estação de Tratamento de Água (ETA) Central. Na sequência, foi realizada uma apresentação institucional e, em seguida, os professores participaram de uma revisão dos conteúdos trabalhados com os estudantes ao longo dos seis encontros realizados nas escolas.
A coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente da autarquia, Déborah Melo, explica que “todos os anos são realizadas capacitações com os professores que atuam no Proeva, nos quartos anos das escolas municipais. Os docentes são capacitados para trabalhar em sala de aula temas como: a água e sua importância; o ciclo da água; a mata ciliar e o ecossistema; a drenagem pluvial urbana; os resíduos e o tratamento da água; o esgoto sanitário; e o consumo responsável”.
Durante o Proeva, os estudantes recebem a cartilha “Amigo da Água”, material didático utilizado ao longo dos seis encontros, nos quais são trabalhados 12 temas. A cartilha também serve de base para o desenvolvimento de atividades em sala de aula e em casa, proporcionando uma abordagem prática e aplicada. Ao final dos encontros, os alunos visitam a ETA Central do Samae, onde conhecem, na prática, o processo de tratamento da água.
Participam do Proeva estudantes dos quartos anos das escolas municipais, estaduais e da rede particular de ensino. Nas escolas estaduais e particulares, as aulas são ministradas pela equipe técnica do Samae. Desde a implantação do programa, em 2005, o Proeva já formou mais de 32 mil “Amigos da Água”. A capacitação reuniu cerca de 50 professores, que atuarão como multiplicadores do programa.








