Notícias

Saiba mais sobre os acontecimentos e o andamento dos projetos do SAMAE
Samae apresenta revisão do Manual Hidrossanitário

Samae apresenta revisão do Manual Hidrossanitário

O manual tem como objetivo orientar e padronizar a elaboração de projetos hidrossanitários referentes aos sistemas de abastecimento de água e coleta de esgoto

Na última segunda-feira (28), integrantes da equipe técnica do Samae de Jaraguá do Sul realizaram uma reunião para apresentar a revisão do Manual Hidrossanitário da autarquia. O encontro reuniu representantes da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul (AEAJS) e do Núcleo de Loteadoras da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS).

O Manual Hidrossanitário tem como objetivo orientar e padronizar a elaboração de projetos hidrossanitários referentes aos sistemas de abastecimento de água e coleta de esgoto, de acordo com as normas técnicas vigentes e os padrões operacionais aplicados pelo Samae no município de Jaraguá do Sul. Durante a reunião, foram abordadas as diretrizes de projeto referentes às edificações e aos loteamentos.

De acordo com o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, “foi apresentado o conteúdo atualizado do documento, destacando as principais alterações em relação à versão anterior, os objetivos da revisão, a fundamentação técnica utilizada e os benefícios esperados com a nova versão do documento, tanto para a autarquia quanto para os profissionais que atuam na elaboração e aprovação de projetos hidrossanitários no município”.

Sell explica que “dentre as principais alterações e inovações que a autarquia traz ao município, apresentadas na revisão do manual, está a possibilidade de utilização de tubulações em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) para redes de abastecimento de água em novos loteamentos, uma medida que representa um marco de modernização nas diretrizes do Samae. O uso do PEAD oferece vantagens como alta durabilidade, resistência a vazamentos, além de contribuir para a eficiência operacional e a sustentabilidade dos sistemas. Com essa atualização, reforçamos o compromisso com a eficiência, a durabilidade dos sistemas implantados e a adoção de tecnologias que alinham Jaraguá do Sul às práticas mais avançadas do saneamento ambiental”.

A assessora de Apoio Técnico do Samae, Morgana Decker, destaca que “outro ponto importante é a criação do Projeto Hidrossanitário Legal para os projetos hidrossanitários das edificações. Essa iniciativa representa um avanço normativo significativo, ao estabelecer critérios técnicos e padronizados para a elaboração dos projetos dos sistemas de água e esgoto. A medida visa garantir maior segurança, eficiência e conformidade às instalações prediais, refletindo o compromisso do Samae com a qualidade do serviço público prestado e com a sustentabilidade das soluções de engenharia no contexto urbano”.