Notícias

Saiba mais sobre os acontecimentos e o andamento dos projetos do SAMAE
Proeva recebe certificado de boas práticas no Comac – SC

Proeva recebe certificado de boas práticas no Comac – SC

O programa já formou mais de 27 mil estudantes

O Programa de Educação e Valorização da Água – Proeva realizado pelo Samae de Jaraguá do Sul foi reconhecido como um programa de boas práticas, durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC), realizado pela Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM). Foi entregue aos representantes do Proeva um certificado de reconhecimento de boas práticas na área de educação ambiental.


O Proeva foi criado em 2005 e tem como objetivo conscientizar os estudantes, de forma interativa e dinâmica, quanto ao uso adequado e à conservação da água. Hoje também é feita a conscientização com relação ao esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana. Participam do programa os estudantes do 4° ano das escolas municipais, estaduais e da rede particular de ensino.


A coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente e coordenadora do Proeva, Deborah Alflen, explica que “no primeiro encontro, cada aluno que participa do programa recebe uma cartilha, que é um material didático que auxilia no processo de ensino e aprendizagem. São realizados seis encontros nas escolas e trabalhados 12 temas. Ao final dos encontros, os alunos visitam a Estação de Tratamento de Água – ETA Central do Samae, para conhecerem na prática o processo de tratamento da água”.


O diretor presidente do Samae, Onésimo Sell destaca que “a cada ano são mais de 2 mil alunos formados, que recebem o certificado de “Amigos da Água”. Em 2022, o Proeva completou 17 anos, com mais de 27 mil estudantes formados. Este ano irão se formar 2.377 estudantes, sendo que a formatura acontecerá no dia 28 de novembro, às 19 horas, na Arena Jaraguá”.


As iniciativas municipais que receberam o reconhecimento foram selecionadas a partir do Banco de Boas Práticas, sendo que os projetos foram avaliados por uma comissão de especialistas da FECAM, da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), do Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA) e da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM). O objetivo foi mapear as boas ações desenvolvidas nos municípios, em diferentes áreas, que estão alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Esta ação contempla um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – Educação de Qualidade.