Notícias

Saiba mais sobre os acontecimentos e o andamento dos projetos do SAMAE
Munícipes devem entrar em contato com o Samae para realizar vistorias nas ligações de esgoto e de drenagem pluvial

Munícipes devem entrar em contato com o Samae para realizar vistorias nas ligações de esgoto e de drenagem pluvial

O objetivo das vistorias é orientar a população sobre as ligações

O Samae de Jaraguá do Sul informa que, a partir da próxima quarta-feira, dia 10, os munícipes que precisarem realizar vistorias em suas residências nas ligações de esgoto e de drenagem pluvial, deverão entrar em contato com a autarquia para efetuar o agendamento por meio do número 2106-9100 (fixo e WhatsApp).

O assessor de Apoio Técnico do Samae, Vitor Hugo Burgardt, explica que “o agendamento estava sendo realizado através do telefone da JPR Ambiental, empresa terceirizada que estava realizando as vistorias, mas devido o término do contrato, o agendamento passará a ser realizado pelo telefone do Samae”.

Burgardt destaca que “o objetivo dessas vistorias é orientar a população, que a água da chuva não pode estar ligada na rede de esgoto, pois provoca sobrecarga e extravasamento na rede coletora. Da mesma forma, o esgoto sanitário também não pode estar conectado à rede de drenagem pluvial”.

Durante as vistorias, a equipe do Samae verifica os pontos geradores de efluentes como: ralos de pias, caixas de gordura e vasos sanitários. Nestes pontos é lançado um corante de testes, atóxico e de diferente coloração. Havendo passagem do corante pela rede pode-se determinar se a ligação está correta ou se apresenta alguma irregularidade. Ao identificar alguma irregularidade nas ligações, o munícipe é orientado sobre o que deve fazer para realizar a regularização, tendo um prazo de 60 dias. Passado o prazo, a equipe retorna ao local e testa novamente os pontos.

O Samae reforça que os ralos das pias, chuveiros, lavanderia e o vaso sanitário devem estar conectados à rede coletora de esgoto, assim os resíduos seguem para a estação de tratamento de esgoto. Além disso, o Samae destaca que a água proveniente de pias de cozinha e áreas de festa deve passar por uma caixa de gordura. Já a água das calhas e piscinas deve estar ligada à rede de drenagem pluvial (água da chuva), sendo direcionada diretamente para os corpos d’água (rios, riachos e córregos), evitando enchentes e preservando o meio ambiente.