Notícias

Saiba mais sobre os acontecimentos e o andamento dos projetos do SAMAE
Assinada ordem de serviço para o início da obra da nova Estação de Tratamento de Esgoto no Centenário

Assinada ordem de serviço para o início da obra da nova Estação de Tratamento de Esgoto no Centenário

Com a construção da nova estação será possível ampliar a cobertura de tratamento de esgoto no município contemplando os bairros João Pessoa, Vieira e Centenário

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Samae, realizou ato de assinatura da ordem de serviço para o início da construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Centenário nesta sexta-feira (5). Participaram do ato o prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, o diretor da Construtora Monte Negro Ltda., Edison Carvalho Martins, o deputado federal Carlos Chiodini, o deputado estadual Antídio Lunelli, representando a Acijs, Luiz Carlos Buzzarello e demais autoridades.

A contratação para a construção da nova ETE Centenário foi realizada por meio do Edital de Concorrência para Obras e Serviços de Engenharia n° 208/2023, e a empresa vencedora da licitação foi a Construtora Monte Negro Ltda. O valor do contrato é de R$ 45.019.374,74, sendo os recursos provenientes de financiamento junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE. O investimento será pago pelo Samae em 40 parcelas semestrais, a partir de fevereiro de 2028.

O prazo de execução da obra é de 840 dias contados a partir da data do recebimento da Ordem de Serviço, podendo ser prorrogado. Já a operação assistida será de 180 dias contados a partir do término do prazo de execução da obra, e mais 60 dias de vigência do contrato. O contrato terá a validade total de 1.080 dias (36 meses).

Segundo o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, “a nova estação irá substituir a ETE Ilha da Figueira, que é uma das mais antigas do município e que está operando em sua capacidade máxima, e que, posteriormente, será desativada. Esta estação é responsável pelo tratamento do esgoto gerado nos bairros Águas Claras, Barra do Rio Molha, Boa Vista, Centro, Ilha da Figueira, Nova Brasília, Rio Molha, Vila Baependi, Vila Lalau e Vila Nova”.

Onésimo explicou que “com a construção da ETE Centenário, será possível ampliar a cobertura de tratamento de esgoto no município contemplando, além dos bairros atendidos pela ETE Figueira, também os bairros João Pessoa, Vieira e Centenário, que ainda não possuem rede coletora de esgoto sanitário, cujo projeto executivo já está em andamento. O processo de tratamento de esgoto na nova estação será mais avançado e moderno, garantindo uma eficiência no tratamento muito superior em relação à estação atual”.

O prefeito Jair Franzner destacou que “com essa obra vamos atender os bairros que ainda não possuem rede coletora de esgoto, e até 2028 pretendemos ampliar o índice de cobertura no município. Jaraguá do Sul já é referência no tratamento de esgoto, são poucos municípios que têm um índice aproximado de 90% de cobertura com tratamento de esgoto, e nós estamos trabalhando para atingir os 100%”.

A ETE Centenário será construída em um terreno com área de 44.135,40m², na rua Germano Wagner, no bairro Centenário. Na primeira etapa, a estação atenderá 69.555 habitantes e terá uma vazão média de 151 l/s, e na segunda etapa, a estação atenderá 129.995 habitantes e terá uma vazão média de 275 l/s. Com a implantação da ETE Centenário, será possível aumentar o índice de cobertura de coleta e tratamento de esgoto sanitário no município.

Jaraguá do Sul é um município que se destaca pelo seu sistema de saneamento. O índice atual de cobertura com tratamento de esgoto no município em áreas urbanizadas é de aproximadamente 90%, sendo um dos melhores índices no estado de Santa Catarina. Atualmente, o Samae tem quatro Estações de Tratamento de Esgoto: a ETE Água Verde, a ETE Ilha da Figueira, a ETE Nereu Ramos e a ETE São Luís.

Projeto
Projeto
Localização da nova ETE Centenário
TERRENO ONDE SERÁ CONSTRUÍDA A ETE CENTENÁRIO
TERRENO ONDE SERÁ CONSTRUÍDA A ETE CENTENÁRIO