O Samae

Conheça mais sobre nossa história e motivação de negócio!

Nossa Estrutura

Com um planejamento que acompanha o crescimento populacional do município, o Samae atende a 99,8% da população com redes de distribuição de água, que somam 946 quilômetros, para atender 74 mil unidades consumidoras.

O Sistema de Abastecimento de Água conta com duas Estações de Tratamento de Água (ETA). A principal está situada no bairro Água Verde e atende 81% da demanda de água, com capacidade de 1.000 litros por segundo (l/s). A segunda estação está situada na localidade de Garibaldi, com capacidade para 160 litros por segundo, atendendo 19% da demanda.

Na reservação o sistema de abastecimento possui 39 reservatórios, totalizando 24,6 milhões de litros de água potável. Além disso, para garantir o abastecimento em locais mais altos ou afastados, há 72 unidades de pressurização, chamados de boosters e Estações de Recalque de Água Tratada (ERAT’s), assegurando o abastecimento a todos os bairros de Jaraguá do Sul.

O sistema de abastecimento de água é 100% micromedido, onde todas as ligações de água possuem medição por hidrômetros velocimétricos ou ultrassônicos, que registra de forma eficiente a quantidade de água que cada cliente consome.

Com o objetivo de promover a redução do consumo, a cobrança da água em Jaraguá do Sul é proporcional a cada metro cúbico de água consumido. Desta forma, existe mais justiça social através de uma cobrança que visa a sustentabilidade do sistema, através de uma tarifa básica operacional (TBO), porém com enfoque ambiental, promovendo o consumo consciente.

No ano de 2019, a ETA Central inaugurou o sistema de geração de energia solar em sua cobertura, com mais de mil placas fotovoltaicas, tornando-se a primeira obra pública de Jaraguá do Sul a gerar a sua própria energia elétrica. Com investimento de R$ 1,1 milhão, as placas fotovoltaicas estão gerando energia solar suficiente para os equipamentos da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central.

A ETA é autossuficiente ao gerar toda a energia que é consumida para a captação e tratamento da água que distribui aos jaraguaenses. Outro item importante do Programa de Eficiência Energética do Samae, são os motores WEG da linha W22 Magnet Ultra Premium, instalados na unidade. Com este sistema motriz, a curva de torque característica dos sistemas de bombeamento se comporta de forma parabólica, ou seja, pequenas reduções na frequência do motor elétrico proporcionam grandes reduções no consumo de energia elétrica, que podem chegar a 70%. O Samae foi a primeira empresa de saneamento “no mundo” a utilizar este tipo de tecnologia, segundo o próprio fabricante.

ESGOTO SANITÁRIO

O Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) apresenta mais de 660 quilômetros de redes coletoras de esgoto e 137 unidades de bombeamento, espalhadas pelo município, que direcionam os resíduos até as quatro Estações de Tratamento de Esgoto, onde ocorre a depuração dos efluentes de 59 mil unidades consumidoras. A fase líquida é devolvida aos rios e a fase sólida é prensada e encaminhada para aterro industrial. Com toda essa estrutura, Jaraguá do Sul possui 90% de cobertura da área urbana, com coleta, afastamento e tratamento de esgoto sanitário.

RESÍDUOS SÓLIDOS

Em Janeiro de 2018 o SAMAE assumiu também a gestão da coleta e manejo dos resíduos sólidos. Com isso, houve mudança na forma de cobrança deste serviço. O que antes era cobrado junto com o IPTU, passou a ser cobrado na fatura do SAMAE. A nova gestão possibilitou maior fiscalização da execução do contrato, melhoria na coleta de resíduos sólidos comuns e do reciclável, acompanhamento de todo o trajeto até a estação de transbordo e destinação ao aterro sanitário de Mafra.

Com a distribuição do Saco Verde, na proporção de 215 mil unidades a cada cinco semanas, a taxa de reciclagem no município varia de 18%, um dos maiores índice do Brasil. E 12 cooperativas credenciadas atuam na coleta e separação dos resíduos sólidos, sendo que 120 famílias vivem diretamente dessa atividade.

DRENAGEM PLUVIAL

A partir de março de 2020, o Samae assumiu a gestão da drenagem pluvial no município de Jaraguá do Sul. Com isso, se tornou uma das poucas autarquias do Brasil a ter em suas atribuições as quatro vertentes do saneamento básico: água, esgoto sanitário, resíduos e drenagem pluvial.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O SAMAE

Espaço de Memória

Local que conta a história dos mais de 50 anos do saneamento básico de Jaraguá do Sul. Aberto para visitação, mediante agendamento.