Notícias

Saiba mais sobre os acontecimentos e o andamento dos projetos do SAMAE
Em torno de 1 tonelada de lixo foi retirada do Rio Itapocu

Em torno de 1 tonelada de lixo foi retirada do Rio Itapocu

A ação de limpeza do rio foi realizada da ponte de Nereu Ramos até a sede do Clube de Canoagem Kentucky

No último sábado (23), o Samaede Jaraguá do Sul, em parceria com o Clube de Canoagem Kentucky, com a Prefeitura de Jaraguá do Sul, a Defesa Civil, o Comitê Itapocu, Transpézia e demais voluntários, realizou uma limpeza no Rio Itapocu. O percurso pelo rio, com caiaques e canoas, teve início na Ponte Alberto Bauer, em Nereu Ramos, finalizando na sede do Kentucky, localizada ao lado da Ponte Maria Moser Grubba, no bairro Czerniewicz, totalizando 11 quilômetros.

Foi retirada do rio em torno de uma tonelada de lixo. Os principais materiais encontrados foram: mesa, pedaço de cadeira, lonas, garrafas PET, sacolas plásticas, mochila, roupas, cobertas, espuma de travesseiro, mangueiras, pneu, grelha de churrasqueira, carrinho de mão, roda de carro, pedaço de caixa de água, entre outros.

O presidente do Clube de Canoagem Kentucky, Renato Fritsche, destaca que “a quantidade de lixo encontrada no rio aumentou em comparação ao ano passado. Em 2023, retiramos 250 quilos de lixo do Rio Itapocu e de suas margens e, este ano, chegamos a retirar cerca de uma tonelada. Encontramos muito plástico e também um sofá que estava engatado em uma árvore e que será removido posteriormente”.

Fritsche reforça que “precisamos conscientizar a população para não jogar esses materiais nos nossos rios, pois podem acarretar muitos problemas para o meio ambiente. Estes tipos de materiais devem ser descartados por meio das coletas convencional e seletiva e, no caso de móveis e pneus, devem ser levados até PEV”.  

A ação de limpeza fez parte da programação especial do Samae no mês da água. A próxima ação no Rio Itapocu já está marcada pelo Kentucky, em parceria com o Samae, e será no dia 15 de junho, em prol do Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir das 7h30. O percurso será da sede do clube até a Via Verde.

Concentração na sede do Clube de Canoagem Kentucky
Início do percurso em Nereu Ramos
Participantes com parte do material que foi retirado do Rio Itapocu