Notícias

Saiba mais sobre os acontecimentos e o andamento dos projetos do SAMAE
Limpeza do Rio Itapocu acontece no próximo sábado

Limpeza do Rio Itapocu acontece no próximo sábado

A limpeza faz parte da programação especial do Samae no mês da água

O Samae de Jaraguá do Sul, em parceria com o Clube de Canoagem Kentucky, com a Prefeitura de Jaraguá do Sul, a Defesa Civil, o Comitê Itapocu e demais voluntários, promove no próximo sábado (23), uma limpeza no Rio Itapocu. A ação faz parte da programação especial do Samae no mês da água.

De acordo com o presidente do Clube de Canoagem Kentucky, Renato Fritsche, “o percurso pelo rio, com caiaques e canoas, terá início na Ponte Alberto Bauer em Nereu Ramos, finalizando na sede do Kentucky, localizada ao lado da Ponte Maria Moser Grubba, no bairro Czerniewicz, totalizando 11 quilômetros. Em caso de chuva, o evento será remarcado”.

Em 2023, durante o percurso foram retirados 250 quilos de lixo do Rio Itapocu. Os principais materiais encontrados foram sacolas, roupas, tecidos, pneus, garrafas PET, latinhas, sacos de ração, térmicas, vidros, lâmpadas, calçados, partes de móveis como portas e tampas, e muito material plástico e isopor. Fritsche destaca que “apesar da quantidade de lixo jogado no rio ter diminuído nos últimos anos, precisamos continuar a conscientização sobre a destinação correta desses materiais”.

Mais uma ação de limpeza do Rio Itapocu também já está marcada para este ano pelo Kentucky, em parceria com o Samae, e será no dia 15 de junho, em prol do Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir das 7h30. O percurso será da sede do clube até a Via Verde.

Limpeza realizada em 2023