Central do Usuário

Onde reunimos tudo que você precisa saber
PEV – Ponto de Entrega Voluntária

PEV – Ponto de Entrega Voluntária

Uma alternativa de descarte de resíduos diferenciados, que não são coletados pelas coletas convencional e seletiva.

O Samae assumiu o gerenciamento das atividades do PEV em Junho de 2020 e desde então vem promovendo a reorganização estrutural e operacional dessa unidade, focando em aperfeiçoar os serviços de manejo de resíduos sólidos do município de Jaraguá do Sul.

A logística operacional do PEV consiste em os munícipes fazerem a entrega dos materiais de maneira voluntária, levando-os até o PEV e seguindo o regulamento dos itens que podem ser recebidos no PEV.

Para dar entrada no PEV, é preenchido um cadastro com os dados da pessoa que está realizando o descarte, como também especificando quais materiais estão sendo entregues. Esses dados são importantes para o controle e gerenciamento das atividades do PEV.


Quer facilitar o seu atendimento?
Tenha em mãos uma fatura de água do Samae e informe aos atendentes a sua matrícula!

No PEV os materiais ficam acondicionados em caçambas e contêineres e o poder público municipal se encarrega em dar aos itens recebidos o destino ambientalmente correto, priorizando reciclagem e reaproveitamento sempre que possível, senão, encaminhando os resíduos a aterros industriais licenciados.
O acondicionamento dos materiais no PEV ocorre por tipo de material, sendo necessário o descarte de cada material no local indicado pelas placas informativas e pelos atendentes do PEV.

Faça sua parte e respeite as demarcações!

O cadastro das empresas responsáveis pela coleta dos materiais no PEV é realizado a partir de processos licitatórios e de chamamento público, de acordo com a legislação vigente.
“Importante salientar que o PEV recebe apenas os resíduos de pessoas físicas, não sendo permitido que empresas e pessoas jurídicas utilizem esse meio para descartar seus resíduos, uma vez que de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal Nº 12.305) nestes casos a destinação dos resíduos gerados é de responsabilidades dos próprios estabelecimentos”.

Confira o que pode e o que não pode ser entregue no PEV:  



O PEV fica localizado na Rua Leocádio Osmar Rodrigues, na Vila Lenzi (próximo à Arena).

O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados, das 8h às 12h.

DÚVIDAS? Entre em contato com o SAMAE pelo número (47)2106-9100 ou diretamente com os PEV pelo número (47)2106-9184.